Governo apostará em educação e no social para diminuir desigualdade

Em resposta ao relatório da ONU, governo brasileiro diz que há dois “Brasis” e que um deles precisa ser melhorado

 

Após a divulgação dos dados do Relatório de Desenvolvimento Humano feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta segunda-feira (9/12), o governo brasileiro, representado pela secretária executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini, reconheceu as desigualdades expostas no documento e disse que o Brasil estará voltado para corrigi-las. A secretária afirmou que acredita que a educação seja a saída e ainda disse que o governo estuda uma reformulação nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

“Nós temos muitos Brasis. Temos um Brasil que se desenvolve e nos orgulha na área da ciência e tecnologia, mas temos um Brasil que ainda nos envergonha e temos que tomar ações para minimizar isso”, disse a secretária ao falar no lançamento do relatório, em Brasília, realizado no B Hotel. De acordo com o documento, o Brasil é o país que mais perdeu posições no ranking mundial quando as desigualdades são levadas em conta. Se o IDH brasileiro considerasse as desigualdades encontradas no país, ele cairia de 0,761 para 0,574, uma perda de 24,5%.
Ela explicou que o foco seria trabalhar com as famílias que recebem o Bolsa Família, por exemplo, para que elas tenham oportunidade de saída desses programas e possam conseguir uma vida melhor por “meios próprios”. No entanto, a secretária garantiu que as pessoas que necessitam terão sua bolsa garantida. “Sempre haverá aquele que precisará do governo, mas quanto menor esse número melhor”, ressalta.
Ainda em seu discurso, a secretária executiva afirmou que a educação é vista como a uma saída para equilibrar o país. “Todos os países que conseguirem vencer essa desigualdade se utilizaram da educação de qualidade. Por isso, este é um mantra nesse governo. Esse é o caminho, não se conhece outro para trazer toda a população para um patamar mais igualitário”, completa.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.