Inteligência artificial ajuda em diagnóstico de câncer de ovário

A empresa TPP desenvolveu um software que, na metade dos casos, detecta a doença até dois anos antes que os profissionais de saúde

 

Oncologistas no Reino Unido têm usado a tecnologia a nosso favor e antecipado o diagnóstico de câncer de ovário com a ajuda da inteligência artificial da empresa TPP. Com acesso a mais de 50 milhões de históricos médicos, a companhia desenvolveu um software que, de acordo com o CEO, Frank Hester, na metade dos casos detecta a doença em até dois anos antes do que os médicos.

“O médico comum, em uma carreira de 40 anos, vê quatro ou cinco casos de câncer de ovário”, diz Hester à CNBC. “Quando uma mulher descobre que tem câncer de ovário, geralmente é tarde demais, mas a detecção tardia agora pode ser eliminada graças ao avanço da tecnologia de cuidados de saúde.”

Funciona assim, a TPP compartilha eletronicamente os históricos médicos dos pacientes com os médicos e enfermeiros. Para lidar com a quantidade de dados de forma segura, Hester diz que realiza anualmente testes para detectar possível brechas para ataques cibernéticos.

A empresa trabalha com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que é responsável pela maioria do sistema de saúde do país. A TPP também atua em outros países, como a China, que usa o sistema desde 2013. Segundo Hester, os chineses são os que mais tem avançado em Inteligência Artificial, principalmente na área da saúde.

O câncer de ovário é silencioso, demora a apresentar sintomas e pode crescer bastante antes de ser detectado. Por isso, cerca de 75% dos casos têm o diagnóstico quando a doença já está avançada. Cerca de 10% dos casos têm um componente genético e podem estar relacionados com a síndrome familial de mama e ovário.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 6 mil novos casos de câncer de ovário por ano. (Com informações da agência Dasa)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.