Sofrendo com a acne? Veja 8 erros que agravam o problema

Algumas atitudes comuns, como espremer as espinhas, podem piorar o quadro e até marcar a pele definitivamente

 

 

A acne, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. É muito frequente na fase da adolescência, mas pode atingir adultos também, especialmente mulheres.

Embora existam diversos tratamentos tópicos e orais para ajudar no combate e prevenção do problema, é preciso tomar cuidado com comportamentos que agravam a situação.

Se você trata e as espinhas sempre voltam, é importante consultar um dermatologista: pode ser que algo esteja deixando a acne mais resistente. Veja os oito atitudes que agravam o problema:

1. Aplicar somente tratamentos pontuais

Ao observar o surgimento de uma nova espinha, é natural procurar soluções pontuais, ou seja, que auxiliem apenas no tratamento dessa alteração. O problema é que, de acordo com Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD, o rosto possui muitas glândulas sebáceas que podem entupir e favorecer a proliferação da bactéria P. Acnes a qualquer momento.

“Por isso, o ideal é aplicar os medicamentos antiacne no rosto inteiro, pois as substâncias secativas, como o peróxido de benzoíla e o adapaleno, ajudam a prevenir o surgimento de novas espinhas”, destaca a médica.

2. Utilizar produtos antiacne apenas quando está com espinhas

Quem sofre com acne passa por momentos de melhora e piora da doença, podendo ou não apresentar uma grande quantidade de espinhas. Apesar disso, o uso diário de produtos indicados, seguindo o protocolo orientado pelo médico, precisa ser contínuo para proporcionar os melhores resultados, independentemente da presença ou não de espinhas.

É importante lembrar que o uso ou a interrupção de remédios deve ser feito sempre sob orientação médica. “É mais eficaz usar um produto menos agressivo todos os dias para controlar o quadro acneico do que tratar as espinhas apenas quando elas aparecem”, justifica Paola Pomerantzeff. “Além disso, o tratamento diário também minimiza a irritação da pele”.

Pecado mais cometido por quem tem o problema, o hábito é extremamente danoso para a pele. Como a acne é uma doença inflamatória, espremer as espinhas pode aumentar a inflamação, causando manchas e até cicatrizes.

4. Abusar das concentrações dos produtos

Na verdade, o peróxido de benzoíla mata as bactérias causadoras da acne mesmo em níveis baixos. Estudos mostram que altas quantidades da substância são mais irritantes e não mais efetivas. “Por isso, é importante seguir corretamente as indicações de uso de seu dermatologista”, explica a médica.

5. Acreditar em todas as dicas de cuidados com a pele que aparecem na internet

“Sabores como mentol ou canela em creme dental, por exemplo, são super irritantes e podem até causar uma queimadura química leve na pele. Por isso, evite seguir dicas que você encontra pela internet, respeitando sempre as orientações do seu dermatologista”, explica Paola Pomerantzeff.

6. Lavar o rosto muito rápido

É comum a reclamação de que sabonetes com ingredientes antiacne, como ácido salicílico e extratos vegetais, não fazem efeito na pele. Porém, na maior parte das vezes, o problema não está no produto e sim no modo como realizamos a higienização.

“Os limpadores faciais precisam de tempo de contato na pele para começar a fazer efeito. Por isso, não adianta aplicar o sabonete apenas por alguns segundos”, justifica Pomerantzeff. O ideal, segundo a médica, é massagear o sabonete na pele, contar até 30 e só então enxaguar o rosto.

7. Não usar hidratante

A acne tende a surgir principalmente em peles oleosas, o que faz com que grande parte das pessoas com esse tipo de pele pare de utilizar hidratantes. Porém, o teor de óleo e água na pele são questões separadas.

“Você pode ter pele oleosa e propensa à acne, mas ainda não ter hidratação adequada. Isso estimula o organismo a produzir mais óleo, piorando ainda mais o quadro acneico”, detalha a especialista. A dica: se você possui a pele oleosa, é necessário dosar a quantidade de água e óleo na pele, utilizando preferencialmente um hidratante oil-free.

8. Não dar atenção à alimentação

O que comemos está diretamente relacionado a qualidade de nossa pele. Por isso, não adianta ter uma rotina de tratamento tópico diário e esquecer da dieta. A evidência mais forte até o momento sobre os gatilhos dietéticos para acne são dietas de alta carga glicêmica.

De acordo com Paola Pomerantzeff, estudos mostram que pacientes com acne demonstraram melhora significativa após 12 semanas de uma dieta de baixa carga glicêmica. “Estudos posteriores documentaram que esse padrão alimentar resultou em menor biodisponibilidade de andrógenos e alteração na produção de sebo da pele”, diz a médica.

O uso de suplementos também já foi indicado em pesquisas como fator importante no desenvolvimento de acne resistente. As recomendações alimentares para pacientes com acne incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A.

“Alimentos com zinco também têm papel importante para o controle da produção de sebo, de acordo com estudos”, afirma Pomerantzeff.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.