ANS dá mais 30 dias para Cassi apresentar plano de saneamento das finanças

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu mais 30 dias, a contar de 22 de novembro, para que a Cassi, responsável pelos planos de saúde dos empregados do Banco do Brasil, apresente um novo plano de saneamento de suas finanças. A Cassi apresenta rombo de quase R$ 1 bilhão.

 

O prazo extra dado pela ANS chega em um momento de grande turbulência na Cassi. A operadora encerrou na quinta-feira (28/11) a votação da proposta feita pelo Banco do Brasil para o repasse de recursos ao seu caixa, o que ajudaria a cumprir as determinações da ANS.

A diretoria da Cassi garante que a proposta foi aprovada por mais de dois terços do associados, como prevê seu estatuto. Mas um grupo de empregados do BB diz que o resultado foi manipulado, pois, no cálculo da votação, não foram incluídos os votos em branco.

O imbróglio está tão grande, que uma decisão definitiva para a Cassi está em suspenso e pode parar na Justiça. Em duas outras oportunidades, os associados da operação disseram não à proposta de capitalização feita pelo Banco do Brasil.

 

Competência

 

A Cassi está em direção fiscal da ANS desde julho deste ano. Na nota enviado ao Blog, a agência afirma que “não é de sua competência se manifestar sobre questões internas, como a reforma estatutária da Cassi”. É uma posição conveniente, pois a ANS não quer tomar medidas drásticas em relação à operadora.

Na mesma nota, a ANS informa que a decisão sobre a direção fiscal na Cassi “foi tomada com base em acompanhamento regular” e devido a “anormalidades econômico-financeiras constatadas na operadora”.

Diz ainda a ANS: “Cabe ressaltar que a direção fiscal não é uma intervenção. Trata-se de uma atuação preventiva por meio da qual a ANS nomeia um diretor fiscal, sem poderes de gestão na operadora, para acompanhar presencialmente a situação da empresa, subsidiando a agência nas suas decisões e avaliando eventuais medidas por ela apresentadas para sua recuperação”.

A direção fiscal tem duração de até 365 dias, podendo ser renovada, e não afeta o atendimento aos beneficiários, que continuam a ter assistência regular a que têm direito. “A ANS informa ainda que deferiu o pedido da Cassi por mais 30 dias para apresentação do plano de saneamento da operadora”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.