Mais de 1 milhão de veículos estão licenciados no DF

A partir de 1° de dezembro, condutores de veículos com placas de final 9 e 0 devem portar o CRLV 2019

De acordo com dados do Departamento de Trânsito, 1.089.713 veículos estão licenciados no Distrito Federal até agora. Isso representa 59,56% da frota de 1.829.626 veículos da capital. No mesmo período do ano passado, 1.022.788 estavam licenciados, 59,43%. Nos últimos cinco anos, a média máxima de licenciamento no DF tem sido de 70% da frota total.

Neste ano, o Detran disponibilizou diversas opções para facilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a exemplo da adoção do calendário de fiscalização por final da placa. A exigência do documento 2019 teve início em setembro pelas placas com finais 1 e 2. A partir de 1° de dezembro os condutores de veículos com os finais 9 e 0, os últimos do calendário, deverão portar o documento anual de 2019.

Opções para regularizar o documento do veículo:

Portal de Serviços

Lançado em 4 de julho deste ano, o Portal de Serviços do Detran-DF disponibiliza pelo menos 11 serviços online que antes eram oferecidos somente com atendimento presencial. Pelo Portal é possível emitir débitos e imprimir a Autorização de Circulação para aguardar a chegada do CRLV em casa. O acesso ao Portal é feito pelo site www.detran.df.gov.br -> Portal de Serviços.

Detran nas Cidades

Lançado em 16 de julho o Detran nas Cidades funciona num ônibus que oferece atendimento itinerante nas Regiões Administrativas, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e presta serviços de comunicado de venda, alteração de endereço, consulta de débitos e emissão de CRLV. O projeto já passou por 28 regiões do Distrito Federal, atendeu cerca de 11 mil pessoas e emitiu pelo menos 4.500 licenciamentos 2019. O cronograma com o itinerário do ônibus está disponível no site do Departamento: http://www.detran.df.gov.br/calendario-do-projeto-detran-nas-cidades/.

Horário de funcionamento estendido    

Desde 10 de setembro, os postos do Detran-DF passaram a funcionar das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, uma hora mais cedo do que o horário normal.

Guichês do Detran nos Na Hora

Outra medida adotada em setembro deste ano foi a mudança no atendimento do órgão nas Unidades do Na Hora, que passaram a funcionar exclusivamente para o serviço de emissão do CRLV 2019. Neste caso, o horário de funcionamento permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 13h. A medida continuará até dezembro.

CRLV Digital

O Detran-DF, em parceria com o Denatran, encampou o projeto piloto do aplicativo Carteira Digital. Em outubro de 2018 o órgão adotou a versão digital para o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. O passo a passo para baixar o documento está disponível no link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2019/solucoes-transito-palma-sua-mao.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.