2020 vai ser um bom ano para comprar ou trocar de carro?

Saiba quais são as expectativas para o setor automotivo

 

 

 

 

Comprar um carro é um grande sonho – literalmente. De acordo com a pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor 2018”, com apoio do Sebrae e do IBQP no Brasil, comprar um automóvel é o 3º maior sonho dos brasileiros, atrás de viajar pelo país e comprar a casa própria.

Com a proximidade de 2020, você pode estar se perguntando se vale a pena aguardar pela chegada do novo ano para comprar um carro ou mesmo para trocar o seu, o que é um marco bem importante para a vida e também uma decisão que traz conforto e segurança aos seus trajetos.

Se essa dúvida martela em sua mente, então veio ao lugar certo! Confira, com embasamento em dados e estatísticas, se é um bom negócio comprar carro em 2020.

 

Será que vale a pena comprar um carro em 2020?

 

As estimativas mostram que sim, bem como as estatísticas referentes ao ano de 2019 e aos interiores. Confira os dados que separamos sobre o assunto:

Vendas de automóveis em 2018

Os números foram bastante positivos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nenhum segmento teve queda no número de vendas.

Foram emplacados 2.566.235 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos, 14,6% a mais do que em 2017, quando o número foi de 2.239.359. Quando as motos, implementos rodoviários e demais veículos entram no cálculo, também há aumento, embora mais sutil, de 13,58%.

A venda de caminhões foi 46,79% maior do que em 2017, ao passo que o aumento nas vendas dos ônibus foi de 26,83%, ambos resultados muito bons.

Em relação aos veículos usados, o aumento foi menor, de 0,4% em relação a 2017, mas os números chamam a atenção: foram vendidos 14.275.382 carros. Entre as “faixas etárias”, os de 9 a 12 anos de uso apresentaram o maior aumento: 46,5%.

Vendas de automóveis em 2019

A tendência observada no ano passado vem se mantendo neste ano, com um excelente número de unidades comercializadas entre os veículos novos.

De acordo com a Fenabrave, de janeiro a setembro de 2019, foram emplacados 2.952.485 veículos entre automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões, comerciais leves, motocicletas, implementos rodoviários e afins.

Ao analisar os automóveis e comerciais leves, o acumulado dos nove primeiros meses de 2019 resulta em 1.935.013 unidades, 8,75% a mais do que o observado no mesmo período do ano passado, em que aproximadamente 1.779.300 unidades foram comercializadas.

Quando se compara o mês de setembro de 2019 com agosto do mesmo ano, é possível notar uma leve queda, de 2,91%, mas isso pode ser explicado pelo fato de que setembro teve um dia útil a menos, o que implica em uma baixa nas vendas. Ao considerar apenas os dias úteis, na média, o aumento seria de 1,9%.

 

Projeção da Fenabrave

 

A Fenabrave faz projeções do número de vendas de veículos novos durante o ano, as quais são modificadas de acordo com o desempenho do setor automotivo e outros indicadores importantes, da economia à política nacional, já que interferem no comportamento dos consumidores.

A última projeção divulgada até então pela associação é de que serão vendidos 2,79 milhões de veículos em 2019, o que representaria uma alta de 9,01% em relação aos 2,566 milhões de 2018.

Caso a projeção se confirme (o que deve acontecer ou ficar muito próximo disso), a média será de 7.643 veículos vendidos por dia. Isso significa que são vendidos 318 novos veículos por hora e 5 por minuto!

 

Acentuada liberação de crédito para aquisição de veículos

 

Se as vendas de automóveis estão em alta, é de se esperar que as instituições financeiras estejam concedendo bons créditos aos consumidores, tendo em vista que a aquisição de um carro, moto, ônibus, caminhão ou outro veículo demanda um investimento considerável.

É justamente isso o que vem acontecendo. De acordo com um balanço divulgado pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), as instituições financeiras liberaram R$ 115,7 bilhões para adquirir veículos de forma parcelada no mês de setembro de 2019.

Esse valor contempla tanto os automóveis usados quanto os novos e é bem significativo. Na média, é como se tivessem sido liberados R$ 3,856 bilhões por dia para a compra de veículos!

 

Comprar carro em 2020 tem tudo para ser um bom negócio

 

Com as estatísticas e estimativas que vimos, fica evidente que o mercado automobilístico está com um excelente desempenho, o que provavelmente se manterá no ano de 2020.

Os números ainda estão bem longe de atingir patamares históricos, é verdade, embora isso não diminua a relevância que o mercado automotivo demonstra no Brasil. Apenas para fins de comparação, de acordo com a própria Fenabrave, foram vendidos 3.801.859 veículos novos em 2012 e 3.767.254 em 2013.

Ainda assim, o mercado anda bem há tempos, o que provavelmente se manterá, principalmente com uma liberação de crédito tão positiva quanto a que vimos anteriormente.

Além disso, em termos de lançamentos, os novos Onix e HB20, que virão tanto em versões Sedan quanto Hatch, prometem aquecer bastante este mercado, o qual já é bem forte com as versões atuais, tendo em vista que o carro da Chevrolet é o mais vendido do Brasil há tempos e o HB20 está no topo da lista também há muito tempo.

Ao aliar todos esses fatores, desenha-se um futuro bastante positivo para as vendas de automóveis, o que significa que 2020 deve, sim, ser uma excelente pedida para quem está a fim de comprar um novo carro ou de trocar o seu.

Portanto, se você já estava com planos de comprar um novo carro, vá sem medo. Pesquise sobre os melhores modelos, veja qual lidera em número de vendas e aceitação dos clientes em suas respectivas categorias e, então, tome uma decisão fundamentada.

Depois de realizar este objetivo, não se esqueça de investir em acessórios originais para carros, de modo a deixá-lo exatamente com suas preferências e agregar ainda mais em termos de funcionalidade, estética e estilo!

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.