Mostra Território Brasil provoca reflexão

Exibições da mostra paralela de cinema valorizam a cultura regional e favorecem o pensamento crítico

Estreante no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro (FBCB) , a Mostra Paralela “Território Brasil” começou neste sábado (23), no Museu Nacional da República. A Mostra tem como principal objetivo integrar  as culturas regionais e, no primeiro dia, exibiu filmes que provocaram o público a pensar.

Na primeira sessão, “O Buscador”, uma produção do Rio de Janeiro, dirigida pelo ator e diretor Bernardo Barreto. O filme conta uma história de enfrentamento ao passado em uma narrativa que envolve sustentabilidade, amor livre e conflito com uma vida luxuosa, cercada por escândalos e corrupção. O longa-metragem de ficção marca a estreia de Bernardo como realizador e diretor cinematográfico.

O segundo filme exibido foi “Servidão”, do Distrito Federal. Por  ser uma produção brasiliense, o documentário de Renato Barbieri e Neto Borges emocionou o público narrando a situação de milhares de brasileiros que vivem e trabalham como escravos até os dias de hoje. Na tela,  a mentalidade escravagista da sociedade brasileira que não acabou com a assinatura da Lei Áurea. Testemunhos de abolicionistas modernos e de trabalhadores rurais vítimas da escravidão contemporânea provocaram o público a refletir sobre questões muito próximas de suas realidades.  Barbieri, realizador e diretor da obra, revelou imensa satisfação com o retorno dos espectadores. “Estamos felizes em participar como estreantes do festival, principalmente por um feedback positivo e emocionado do público nesta tarde”, contou.

Para uma das atrizes de produções do FBCB, Shirley Cruz, os filmes impactaram o público. “Esta mostra trouxe um conteúdo que estimulou sentimentos de reflexão e mudança, gerando empatia com os problemas do brasileiro. Estou saindo daqui com informação, após uma reflexão muito profunda e com vontade de agir”, explicou.

Por fim, o público aguardava ansiosamente pela reprise do longa que abriu o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a co-produção ítalo-brasileira “O Traidor”, de Marco Bellocchio. O filme que disputou a Palma de Ouro, em Cannes, tem Maria Fernanda Cândido no elenco e parte das filmagens  no Rio de Janeiro.

Nilza Oliveira, teóloga, que prestigia todas as edições do Festival de Brasília, deu sua opinião sobre o evento. “Eu amo cinema e o cinema brasileiro vem se destacando e ganhando espaço no mundo a cada ano. Acredito que o público tem uma participação importante e efetiva neste processo de valorização da sétima arte no Brasil”, pontuou.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.