STF anula lei do DF que exigia doação de alimento perto de vencer

Supermercados estavam sujeitos a multa de R$ 10 mil, caso desrespeitassem a lei. Corte seguiu voto do relator, o ministro Gilmar Mendes

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nessa quarta-feira (20/11/2019), por meio do julgamento virtual, a lei do Distrito Federal nº 5.694, de agosto de 2016, que obrigava mercados a doarem alimentos próximos ao vencimento.

A lei de 2016, de autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), apontava que a medida visava evitar o desperdício de alimentos. A doação deveria ser destinada a instituições de caridade ou de bem-estar social.

Os alimentos poderiam ser doados ainda para a produção de ração animal e compostagem agrícola. Estavam sujeitos à lei os estabelecimentos comerciais da capital com 400 metros quadrados ou mais. A multa era de R$ 10 mil.

A decisão acompanha o voto do relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, que, em dezembro de 2017, já tinha concedido uma liminar pela suspensão da lei. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada na Corte pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A confederação argumentou que a norma pretendia legislar sobre o poder do proprietário em dispor do seu bem, atingindo diretamente a sua atividade. A CNC apontou ainda que a lei afrontava o princípio constitucional da livre inciativa.

Na decisão de 2017, o ministro afirmou que a lei ao impor restrições ao direito de propriedade e dispor sobre a destinação de bens privados, versa sobre o direito civil, matéria de competência legislativa da União. Além disso, estaria em discordância com a jurisprudência do STF.

O ministro apontou ainda, na decisão de 2017, a indefinição do que seriam os “alimentos cuja data de validade esteja perto do vencimento”. Dessa maneira, a aplicação de multas ocorreria sem que os estabelecimentos comerciais soubessem que medidas tomar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.