Pesquisadores da Psicologia da Religião vão a Brasília visitar o Templo da Boa Vontade

0
28

 

 

O diálogo entre Ciência e Religião tem sido cada vez mais objeto de estudo de cientistas e pesquisadores em todo o mundo. Daí a busca por eventos, lugares e ambientes que propiciem experiências e vivências e que sejam fonte para pesquisas. O Fórum Mundial Espírito e Ciência, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), por exemplo, reuniu, no último 18 de outubro, em Brasília/DF, centenas de participantes, além de médicos e especialistas brasileiros e estrangeiros que compartilharam suas experiências e estudos acerca do tema central “Investigando Espírito, cérebro e mente”.

 

Um dos palestrantes do evento, o dr. Wellington Zangari, professor de Psicologia e coordenador do Inter Psi — Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da Universidade de São Paulo (USP), abordou, na ocasião, a temática “Religiosidade, Espiritualidade e Identidade”. Nesta quarta-feira (20/11), o dr. Zangari estará na capital federal, acompanhado do dr. Kevin Ladd, psicólogo social e professor da Universidade da Indiana, e da dra. Fatima Regina Machado, doutora em Psicologia Social pela USP e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para visitar o Templo da Boa Vontade (TBV), por causa da proposta ecumênica do monumento e também da espiral que fica na Nave do Templo da Paz, como também é conhecido. Por ser um elemento muito estudado no campo da Psicologia da Religião, a espiral é o que mais chama a atenção dos pesquisadores.

 

O Templo da Boa Vontade fica na Quadra 915 Sul e, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), é o monumento mais visitado de Brasília.

 

Sobre os pesquisadores

Wellington Zangari — professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), vice-coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião, coordenador do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ambos do Instituto de Psicologia da USP, e vice-coordenador do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Psicologia.

 

Kevin Ladd — psicólogo social e professor da Universidade da Indiana. Foi presidente da Divisão 36 da American Psychological Association, é membro do Corpo Diretivo da International Association for the Psychology of Religion e coautor do livro The Psychology of Prayer: A Scientific Approach. Seus interesses de pesquisa incluem a interface Ciência e Religião, bem como oração, música, ritual, saúde, enfrentamento, preconceito, psicometria, fisiologia, neuroimagem, sinestesia, transformação espiritual, entre outros.

Fatima Regina Machado — doutora em Psicologia Social pela USP e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião e co-coordenadora e diretora científica do Inter Psi — Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ambos os laboratórios pertencentes ao Instituto de Psicologia da USP. É co-coordenadora do Núcleo Clínico do Inter Psi — USP, com expertise no manejo clínico de experiências anômalas/religiosas, e membro do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

anuncio patrocinado