Antonio Nóbrega leva homenagem a Ariano Suassuna a Brasília

De 22 a 24/11, artista apresenta Recital para Ariano, na Caixa Cultural de Brasília e, em 21/11, ministra a oficina “Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros”

 

 

Violinista e expoente da cultura popular brasileira, o pernambucano Antonio Nóbrega estará em Brasília entre 21 e 24 de novembro, na Caixa Cultural de Brasília, com o espetáculo Recital Para Ariano. Em homenagem a Ariano Suassuna– dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira–, Nóbrega leva ao palco toda a diversidade de suas performances. A apresentação é composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, que de alguma forma marcam a presença de Ariano Suassuna.

Já lá se vão mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais.  Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental.” Afirma Nóbrega.

Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances “A Nau Catarineta”, “A Filha do Imperador do Brasil”, pelas canções “O Rei e o Palhaço” e “Canudos” e pelas peças instrumentais “Rasga” e “Ponteio Acutilado”. O artista é acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Leo Rodrigues (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).

OFICINA – POESIA E ROMANCEIRO POPULARES BRASILEIROS

Em 21/11, um dia antes do início da temporada do espetáculo, Nóbrega ministra a oficina Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros. No encontro, ele trata do nascimento e desenvolvimento das formas e gêneros da poesia popular brasileira. Desde a quadra, trova ou quadrinha – a mais simples e universal-brasileira – até o galope à beira-mar, a mais complexa delas.  O artista aborda, também, a cantoria nordestina, o romanceiro e a literatura de cordel.

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Nasceu em Recife. Começa a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convida-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir desse momento passa a estudar o universo da cultura popular e posteriormente a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Estão entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, Rima, o mais recente, entre outros.

Recebeu inúmeros prêmios:  Shell de Teatro, Tim de música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do estado de São Paulo, etc. Recebeu já por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural.

Com seus espetáculos tem viajado por inúmeros países.

Tem treze álbuns gravados e três Dvds.

Em novembro de 1992 fundou, juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua mulher, o Teatro-Escola Brincante em São Paulo.

SERVIÇO

 

RECITAL PARA ARIANO SUASSUNA

Apresentações: 22 e 23/11, às 20h e 24/11 às 19h 

Local: Caixa Cultural Brasília

Preço: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia entrada).

Classificação indicativa: 14 anos

 

OFICINA POESIA E ROMANCEIRO POPULARES BRASILEIROS

Data: 21/11

Local: Sala Gente Arteira (Caixa Cultural Brasília)

Horário: 19h

Entrada franca (respeitando o limite do local)

Classificação indicativa: 14 anos

 

ANTONIO NÓBREGA NAS REDES

www.fb.com/antonicarlosnobrega

www.instagram.com/brincantenobrega

www.antonionobrega.com.br

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.