Cadastro Positivo: Bancos começaram a enviar informações nesta última 2ª feira(11/11)

Brasileiros com operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados

 

A nova fase de implementação do Cadastro Positivo tem início nesta segunda-feira (11/11/2019). Com isso, todos os brasileiros com operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados. Não há, portanto, necessidade de inscrição.

Os principais bancos do país e cerca de 100 instituições financeiras começam a compartilhar com os gestores do Cadastro Positivo as informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores.

O cadastro reúne informações de pagamentos que o consumidor fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados em um histórico que leva em conta toda a vida financeira. De acordo com o documento, o consumidor pode ter acesso a menores juros, por exemplo, e crédito com menos burocracia.

O Banco Central (BC) autorizou em outubro quatro empresas a operar com o cadastro positivo. São elas: Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e SPC Brasil/Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O envio das primeiras informações começa nesta segunda-feira (11/11/2019). A expectativa é de que até o dia 19 todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país estejam com o Cadastro Positivo aberto.

Expectativas
De acordo com o SPC Brasil, é esperado que, neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos.

O número ainda deverá crescer. Nas próximas fases, empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços, como água, luz e gás, e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento. A medida fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.

Processo
Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, cada consumidor receberá uma comunicação individual, seja por meio de e-mail, SMS ou correspondência física, no prazo de 30 dias, avisando sobre a inclusão das informações.

“Na notificação, o consumidor receberá informações sobre o Cadastro Positivo e será direcionado para o site do SPC Brasil, onde será possível realizar o cadastro de uma senha para acompanhar a qualquer momento as informações do histórico de pagamentos, incluindo o score [a pontuação da nota de crédito]”, informou o SPC Brasil em nota.

Essas informações só poderão ser acessadas pelos consumidores após o recebimento da notificação individual.

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