População aprova horário estendido em unidades de saúde

Atendimento sem demora ganha reconhecimento dos usuários do sistema público

 

Maria Eduarda, de seis anos, voltou da escola se sentindo mal. As reclamações eram sobre dores de cabeça e no estômago. Também estava com febre. A mãe, Daise Cardoso, logo que chegou do trabalho, levou a criança à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa: a UBS 2 do Guará, que recentemente passou a funcionar até as 22h.

“Caso não estivesse aberta, a opção seria a emergência de um hospital”, conta Daise. “Além do caso dela não ser de urgência, eu ainda precisaria esperar por horas até ser atendida. Aqui, nem precisei marcar consulta. Chegamos e ela foi prontamente atendida”.  Maria Eduarda já saiu da unidade medicada.

A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES) de ampliar o horário de atendimento em algumas UBS pretende otimizar o processo de trabalho dentro das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). A ideia é alcançar uma resolutividade maior, entre 85% e 90% dos casos, para que somente os mais graves cheguem às emergências dos hospitais.

Público- alvo

O perfil de Daise e Maria Eduarda é justamente o que a SES pretende contemplar com o novo turno: casos não urgentes e de pessoas que não têm disponibilidade para consultas durante o dia. Já há 19 unidades de saúde estão atendendo até as 22h, incluída a UBS 2 do Guará.

“Não muda nada do funcionamento em relação ao dia”, explica a coordenadora de Atenção Primária, Maria Alessio, que aproveita para orientar: “As pessoas devem sempre procurar a equipe de Saúde da Família responsável pelo território que cobre seu endereço”.

E foi isso que fez o paciente Domingos Leão. Ele tem diabetes e aproveitou o turno da noite para pegar a medicação e fazer o ajuste do aparelho que mede sua glicemia. “Esse horário é muito bom para quem não tem tempo de vir durante o dia”, comenta.

As consultas também começaram a ser agendadas para a noite. “Eu estava marcada para as 15h e me ligaram remarcando para a noite”, relata a dona de casa Maria de Fátima Santos. “Achei bem mais tranquilo este horário”. Maria de Fátima faz acompanhamento na unidade do Guará há 40 anos.

Expansão

 O novo horário começou, em caráter experimental, na UBS 5 de Taguatinga, em 21 de outubro. No dia 1° deste mês, a mudança passou a vigorar em unidades da Asa Norte, Guará, Riacho Fundo I e II, Estrutural, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho I e II, Planaltina, Ceilândia, Itapoã, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Santa Maria e Gama.

As UBS, no entanto, não atendem casos de urgência e emergência. As situações mais graves devem ser direcionadas às unidades de pronto atendimento (UPA) e a um pronto-socorro hospitalar.

Está em estudos a proposta da Coordenação da Atenção Primária (Coaps) de realizar um acolhimento único em cada UBS. Neste caso, haverá profissionais para fazer a escuta qualificada e dar os direcionamentos necessários, liberando o pessoal de cada equipe de ESF para atender as consultas agendadas, os pacientes crônicos e a demanda espontânea.

O programa

 Ampliar o horário de funcionamentos nas unidades básicas é uma ação prevista no programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, regido pela Portaria nº 930, de 15 de maio de 2019.  O GDF assinou um termo de compromisso com o Ministério da Saúde para aderir ao programa, assumindo metas e indicadores a serem alcançados. A medida, incentivada pela Secretaria de Saúde (SES), pretende ampliar a disponibilidade dos serviços em horários compatíveis com os dos trabalhadores, conferindo maior resolutividade à Atenção Primária.

Com informações da SES

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.