Solenidade de Troca da Bandeira recebe centenas de brasilienses e turistas

Brasília, 03.11.2019//Cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

População prestigiou o evento de turismo cívico, neste último domingo (3). organizado pela Secretaria de Turismo, Sesc e Exército, além de outros parceiros

 

Zilma Sales Nascimento, Terezinha Marques e Iracema Duarte dos Santos fazem parte de um grupo de 20 turistas que saíram de Manaus para conhecer a capital federal por meio do projeto Turismo Social, do Sesc. As aposentadas chegaram no sábado (2) e ficaram encantadas com a solenidade da Troca da Bandeira, que compõe o programa Manhã Cívica – Brasília: o Brasil começa aqui, neste domingo (3). O projeto é realizado uma vez por mês pela Secretaria de Turismo do DF, Sesc e parceiros.

“A iniciativa é importante para o turismo de Brasília. Já conhecia a cidade, mas é a primeira vez que participo da Troca da Bandeira e estou maravilhada”, disse Zilma. Depois de passearem pela capital, o grupo vai seguir para Pirenópolis (GO) e Caldas Novas (GO).

O casal Eliane de Matos e Carlos Augusto de Souza também esteve na manhã cívica. Moradores do Plano Piloto, eles foram de bicicleta e, sempre que podem, marcam presença. “É importante participar das ações cívicas e é uma forma de fortalecer o turismo. Achamos fantástico os food trucks e toda a estrutura”, falou Eliane. “Estar aqui é uma forma de exercer a cidadania e mostrar que temos respeito pela pátria”, complementou Carlos Augusto.

Exército
O Exército foi o responsável pela solenidade do mês e levou, além do desfile militar, exposição de blindados, de lançadores de mísseis, de viaturas operacionais, de veículos antigos e de equipamentos militares. As crianças também participaram de oficinas de camuflagem e assistiram a demonstrações de cães de guerra.

O trabalho da Secretaria de Turismo do DF para transformar a solenidade da Troca da Bandeira em um produto turístico começou no início de 2019 e, com a ajuda dos parceiros, o público do evento tem aumentado cada vez mais.

“O turismo cívico tem uma grande capacidade de unir as pessoas e somos a única cidade no Brasil que pode explorar esse potencial. Com essa ação estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a grandiosidade e beleza da capital. Afinal, vários países promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial”, ressaltou Vanessa Mendonça, secretária de Turismo.

Planetário
Para completar a diversão, o Sesc levou o planetário, show com o cantor Riko Fernandez, narração de histórias, cama elástica, pedal kart, oficinas de desenho, pintura de rosto, oficinas de brincadeiras retrô, críquete e minigolfe. A Caesb também marcou presença, além dos foodtrucks e ônibus da TCB, disponíveis para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal pode contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

O Sistema Fecomércio DF, por meio do Sesc, acredita no turismo cívico de Brasília e vem apoiando as ações da Secretaria de Turismo, como a Troca da Bandeira, com assistência, educação, saúde e lazer. “A cada evento vemos a crescente da participação dos moradores do Distrito Federal e de turistas. Esse crescimento será ainda maior no próximo ano”, explica Marco Túlio Chaparro, diretor regional do Sesc DF.

*Com informações da Secretaria de Turismo

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.