VI FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA

0

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA, DE 12 A 22 DE NOVEMBRO.

Inscrições abertas para oficinas gratuitas, vivências, clínicas de roteiro e muito mais

*Vagas limitadas

Único no Brasil, o FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA já começa a anunciar sua programação para 2019, que acontece entre os dias 12 e 22 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Além de várias pré-estreias e filmes inéditos no circuito nacional, a sexta edição do festival vai oferecer também uma série de atividades formativas voltadas para o audiovisual, com o objetivo de ampliar as formas de sentir e criar, despertando outras maneiras de fazer e ver filmes. A programação inclui oficinas, vivências, clínicas de roteiro, master class e painéis onde a troca de experiência proporciona a reflexão e o aprendizado. Estas atividades, todas gratuitas, são voltadas para alunos, estudiosos, profissionais da área e público em geral. As oficinas formativas e as clínicas de roteiro têm limitação de público e requerem inscrição prévia. O FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA TRANSCENDÊNCIA tem patrocínio do Banco do Brasil e curadoria do cineasta André Luiz Oliveira e da produtora e diretora Carina Bini. Realização da Atman Filmes.

Inscrições para as atividades formativas, entre 30 de outubro e 8 de novembro, através do site: www.festivalcinemaetranscendencia.com

ATIVIDADES

CLÍNICA – ROTEIRO PARA CURTA-METRAGEM, COM JOÃO RODRIGO MATTOS

Tem como objetivo aprimorar a escrita de roteiros de curtas-metragens de ficção. Três roteiros serão selecionados para uma consultoria especializada e gratuita, em formato de script-doctoring, com duração de duas horas para cada roteiro.

Público-alvo: roteiristas residentes no Centro-oeste.

João Rodrigo Mattos trabalha há 23 anos em diversos gêneros de produções audiovisuais entre Brasil, Portugal, Espanha e Inglaterra, como produtor, roteirista, diretor e consultor de roteiro. Foi assistente de diretores como Manoel de Oliveira, Mika Kaurismaki e Edgard Navarro. É um dos fundadores da produtora baiana Doc Doma Filmes. Assina, entre outros trabalhos, a direção do documentário ‘Agostinho da Silva – Um pensamento vivo’ (2006), da ficção ‘Trampolim do forte’ (2013) e da série infantil ‘Francisco só quer jogar bola’ (2018). Script-doctor do longa-metragem ‘La mamma’ (2018), de Carina Bini, para Atman Filmes/AsaCine (DF).

OFICINA – ASSISTENTE DE DIREÇÃO PARA CINEMA, COM JESSEL BUSS

Um panorama do papel do primeiro assistente de direção no audiovisual. Braço direito do diretor e da produção, no intuito de realizar os objetivos e necessidade da obra, o primeiro assistente atende toda a infraestrutura para a realização de uma produção, fazendo as conexões entre os departamentos, técnicos e artistas com um plano de trabalho no qual estabelece o processo a ser cumprido dentro das realidades do projeto.

Público-alvo: estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral

Jessel Buss tem no currículo a participação em mais de 60 filmes e incontáveis comerciais de TV, em funções como still, assistente de produção e de direção, diretor de produção e de platô, diretor assistente e produtor executivo. Assina ainda a direção de dois curtas e dois longas-metragens. Trabalhou com cineastas renomados, como Tizuka Yamasaki, Ruy Guerra, Arnaldo Jabor, Leon Hirszman, André Luiz Oliveira, Hugo Carvana, Neville D’Almeida, Cacá Diegues, Walter Avancini, Norma Bengell, Luiz Carlos Lacerda.

OFICINA – DIREÇÃO PARA CINEMA, COM IBERÊ CARVALHO

A oficina pretende discutir as etapas da direção cinematográfica, desde o primeiro contato com o roteiro até o set de filmagem, em busca da compreensão de técnicas capazes de potencializar o olhar autoral na direção. A oficina aborda, através de relatos de experiências profissionais, análise de trechos de filmes e exercícios práticos, os processos de leitura do roteiro, o trabalho com a produção, escolha de elenco, diálogo com as direções de arte, fotografia e som, o relacionamento com o assistente de direção, a direção de atores e a atuação no set de filmagem.

Público-alvo: estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral

O brasiliense Iberê Carvalho estudou antropologia, jornalismo e fez especialização em direção cinematográfica em Madri. Seu primeiro longa, ‘O último cine drive-in’ (2015), foi exibido e premiado no Brasil e no exterior. Seu novo longa, ‘O homem cordial’, protagonizado por Paulo Miklos, recebeu os prêmios de melhor ator e melhor trilha sonora no 47º Festival de Cinema de Gramado, foi selecionado para 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e terá sua estreia internacional em novembro de 2019, no 41º Cairo International Film Festival.

VI FESTIVAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: De 12 a 22 de novembro de 2019

Inscrições para atividades formativas: de 30 de novembro a 08 de novembro

Informações: 3108.7600

anuncio patrocinado
Anunciando...