Veja o planejamento para os cemitérios no Dia de Finados aqui no DF

Planejamento da pasta da Segurança Pública mobilizará diversos órgãos para facilitar a circulação de cidadãos pelas cidades

No próximo sábado (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal receberão reforço no policiamento e ações de trânsito. Localizadas na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga, as unidades estarão abertas para visitação das 7h às 19h.

A ação se repete no domingo (3/11), mas não com o mesmo aparato policial e interdições de trânsito. O policiamento será mantido e haverá policiais e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nos arredores dos cemitérios em todas as regiões. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) posicionará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), onde há mais movimentação, a entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV). Um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo a uma parada de ônibus, ficará aberto para atender aos visitantes que chegarem ao local. O outro permanecerá  fechado por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

Uma alternativa, implantada no ano passado, é a passagem pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade. “Essa alternativa aos visitantes surtiu um efeito bastante positivo. O estacionamento é amplo, com 800 vagas, e durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres, o que reduz o perigo de acidentes e dá maior comodidade à população”, explicou o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Souza.

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia.

O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas: à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, completou Edvã.

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e aos idosos. Para utilizar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF.

Trânsito

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho e Planaltina. O Departamento de Trânsito (Detran/DF) será responsável pelo trânsito nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Nas proximidades do cemitério de Taguatinga serão implantadas travessias de pedestres, coordenadas por agentes de trânsito. A área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran/DF, Francisco Saraiva, sugere que condutores redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios. “Esta medida é uma medida necessária. Além disso é importante que os visitantes estacionem em locais corretos para não atrapalhar o fluxo de veículos e a circulação de pedestres – que também deverão estar atentos – e façam travessias somente nos locais controlados por agentes de trânsito”, orienta.

Prioridades

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverão utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

A via de acesso ao cemitério, a DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho serão disponibilizadas vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente, de modo a facilitar a entrada dos pedestres. Os automóveis serão cedidos pela concessionária que administra os cemitérios.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.