Como ativar o modo escuro no Android e iOS

O tema escuro – dark mode ou modo noturno – chegou para ficar. Versões mais recentes dos principais sistemas operacionais para smartphones do mercado já contam com a opção que dá maior legibilidade e conforto aos olhos para quem usa o celular em ambientes pouco iluminados.

Além disso, o modo noturno pode poupar bateria em alguns casos, dependendo do seu estilo de uso e das tecnologias presentes no celular. Neste artigo você aprende a como ativá-lo em um smartphone Android ou no iOS 13.

Como ativar o modo escuro no Android

O Android conta com um tema escuro desde o Android 9 Pie, lançado em 2018. Essa versão do sistema ativa o tema parcialmente para alguns menus, como na central de atalhos rápidos e na gaveta de aplicativos.

Quem já usa a versão mais recente do sistema, contudo, o Android 10, já pode aproveitar o tema escuro que é válido para todas as telas do software, incluindo alguns aplicativos de terceiros, como o Instagram, por exemplo.

Para ativar o tema escuro do Android 8 ou superior, acesse as “Configurações do sistema” e clique em “Tela” (imagem abaixo à esquerda), role até o final da página e busque por “Tema do Dispositivo”. Dentro desse menu você deve escolher a opção “Escuro” (imagem abaixo à direita) para ativar o modo noturno.

Selecionando o modo escuro no Android 9 Pie / Captura de tela: Bruno Salutes

O tema do seu celular deve ficar desta forma:

Modo escuro do Android ativo / Captura de tela: Bruno Salutes

Como ativar o modo escuro no iOS 13

Apple introduziu o tema escuro na interface do seu sistema a partir do iOS 13, que é compatível com inúmeros modelos de iPhones, iPods e iPads. Todas as funções e recursos que acompanham essa atualização estão reunidos no artigo abaixo:

Para ativar o modo noturno no iOS 13, acesse o “Ajustes” do sistema, clique em “Tela e Brilho” (imagem abaixo à esquerda) e, depois, selecione a opção “Escura”. (imagem abaixo à direita). Assim como acontece com o Android 10, o tema noturno do iOS é válido para toda a interface do sistema e também com apps compatíveis, como o Pinterest e o já mencionado Instagram.

Ativando o modo escuro do iOS 13 / Captura de tela: Bruno Salutes

Outra forma de ativar rapidamente o tema escuro no iOS 13 é usando um atalho na central de controle do sistema. Acesse a central de controle com atalhos do sistema (imagem abaixo à esquerda) e pressione por alguns segundos o botão de brilho. Uma segunda tela irá se abrir com algumas opções extras, selecione o atalho “Modo escuro ativado” (imagem abaixo à direita).

Usando atalho para ativar o modo escuro no iOS / Captura de tela: Bruno Salutes

A qualquer momento você pode alternar o tema do seu smartphone refazendo este tutorial e selecionando a opção oposta ao final. Lembre-se que aplicativos de terceiros precisam ser adaptados e atualizados por seus desenvolvedores para que o tema escuro se estenda a eles.

E você, gosta de usar o tema escuro no seu celular?

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.