Peronista Alberto Fernández ganha eleições presidenciais na Argentina

O peronista tem como companheira de chapa a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner e disputava contra Maurício Macri

 

Com mais de 82% das urnas apuradas, Alberto Fernández foi eleito em primeiro turno presidente da Argentina, na noite deste domingo (27/10). O peronista tem como companheira de chapa a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner. Juntos, os dois formam a coalização “Frente de Todos”.

No país, para ganhar as eleições é necessário 45% dos votos ou 40% dos votos e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. No caso deste domingo, com 82% das urnas apuradas, Fernández já tinha 47% dos votos contra 41% de Maurício Macri, que tentava a reeleição pela chapa “Juntos por El Cambio”. Em terceiro lugar ficou o ex-ministro da Economia, Roberto Lavagna, com 6,14%.

Atualmente, a Argentina enfrenta uma grave crise econômica e social, com inflação alta. Enquanto 30% da população vive na pobreza, os sem-teto chegam a quase 10%. Fernández assumirá em 10 de dezembro.

Antes mesmo do resultado, o peronista já comemorava vitória. “É um grande dia para a Argentina”, ele disse à imprensa ao chegar em casa, logo após o encerramento da votação, às 18h.

 

Crise com Bolsonaro

Para o presidente Jair Bolsonaro, esta pode ser uma situação complicada, já que ambos trocaram farpas  durante a campanha argentina. Em agosto, Bolsonaro chegou a escrever pelo Twitter que com o “possível retorno da turma do Foro de São Paulo na Argentina, agora o povo saca, em massa, seu dinheiro dos bancos. É a Argentina, pelo populismo, cada vez mais próxima da Venezuela”.

Neste domingo, pouco antes do resultado das eleições, Fernández felicitou, pelo Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo aniversário. Em foto publicada no microblog, é possível ver o presidente eleito argentino fazendo um “L” com as mãos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.