Polêmica com Mc Gui reforça discussão sobre bullying nas redes sociais

Agressões online podem desenvolver traumas para o resto da vida, segundo especialista

 

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foi um story publicado pelo Mc Gui, onde ele pratica bullying com uma criança em um passeio na Disney. No vídeo, a menina aparece bem incomodada com as risadas do funkeiro e de alguns amigos. Segundo a psicóloga Lia Clerot, casos como esse podem causar marcas tão profundas, que os traumas reverberam para o resto da vida.

A especialista explica que cyberbullying, que são as agressões feitas online e de várias formas, como vídeos ou fotos, é ainda mais impactante para saúde mental do indivíduo “Nesses casos, devido à rápida disseminação nas redes sociais o impacto psicológico é ainda maior na criança ou adolescente”, afirma Lia.

No vídeo, fica claro que menina está bem incomodada e extremamente constrangida com as risadas. Durante o episódio, o cantor tira sarro e faz o seguinte comentário “Mano, olha isso”  e outra voz no fundo complementa “Parece filme de terror”. Segundo Lia, passar por uma situação como esta pode trazer  inúmeras consequências para vida de uma criança.

Além disso, há relatos que circulam na internet, onde a mãe da criança afirma que ela teria chorado bastante após o ocorrido. “Como se trata de um estresse, o cyberbullying afeta diretamente o psicológico. Inclusive, a autoestima e confiança. Há casos em que esses traumas são tão graves, que podem desenvolver crises de ansiedade, depressão e até dificuldade de socialização”, afirma a especialista.

Situações como esta estão cada vez mais recorrentes, que de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, o Brasil é o segundo país com a maior incidência de cyberbullying no mundo.

LIa ainda explica que os pais, em casos como este, devem ser compreensivos, observar o comportamento e escutar a criança. Além disso, ela ressalta a importância de procurar ajuda de um profissional. “Muitas vezes pode não parecer tão grave para o adulto, mas para quem sofreu o bullying tem muita relevância”.

Empatia 

Após o episódio, internautas criaram a hashtag: #JullyPrincessInDisneyworld, pedindo à Disney um dia especial para criança.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.