Previdência: veja as regras para quem quer se aposentar por idade

Idade mínima para as mulheres subirá de seis meses por ano até chegar aos 62. Para homens, permanece a mesma, de 65

 

As regras para a aposentadoria por idade devem mudar com a aprovação da reforma da Previdência. O texto será votado na próxima semana, de acordo com as expectativas dos senadores. A partir de então, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

No atual relatório, a idade mínima para as mulheres subirá em seis meses por ano até chegar aos 62. Hoje, elas precisam ter 60 para conseguir o benefício. A idade mínima de aposentadoria para os homens, por sua vez, permanece a mesma, que é 65.

A reforma, contudo, traz duas modificações importantes no cálculo do benefício. A primeira delas é na média salarial. O novo valor não terá descarte de remunerações e todos os salários entrarão na conta.

A segunda mudança se refere ao tempo de contribuição. O cálculo atual parte de 70% da média salarial mais um acréscimo de 1% para cada ano de contribuição. Com a reforma, o segurado vai receber 60% da média salarial junto ao acréscimo de 2% por ano extra.

Essa regra, contudo, terá aplicação diferente para homens e mulheres. Para as trabalhadoras, o aumento na média começará no 16º ano de contribuição. No caso dos homens, só quando ultrapassar os 20. (Com informações do Agora São Paulo)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.