quarta-feira, março 27, 2024
spot_img
Início Destaque Manchas de óleo chegam a Salvador e mais sete cidades na Bahia

Manchas de óleo chegam a Salvador e mais sete cidades na Bahia

Além de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra estão na lista. Nordeste sofre desde setembro

 

O número de cidades atingidas pelas manchas de óleo subiu para oito na Bahia. A marca foi alcançada depois dos agentes químicos chegarem à praia de Piatã, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), órgão ligado ao governo do estado. O litoral nordestino sofre com as manchas desde de setembro.

Além de Piatã, os locais atingidos são: Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. No total, são oito cidades e 14 praias.

Confira a lista de cidades e praias afetadas:

Salvador
Piatã;

Lauro de Freitas:
Vilas do Atlântico;

Camaçari:
Arembepe;
Guarajuba;
Itacimirim;
Jauá;

Mata de São João:
Praia do Forte;

Entre Rios:
Subaúma;
Porto de Sauípe;
Costa do Sauípe;

Esplanada:
Baixio;

Conde:
Barra da Siribinha;
Sítio do Conde;

Jandaíra:
Mangue Seco;

Origem do problema

óleo achado no Nordeste é proveniente de bacia petrolífera da Venezuela, aponta laudo divulgado nesta quinta-feira (10), pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Anteriormente, análises da Marinha e da Petrobras já haviam indicado que o poluente tinha origem no país vizinho. O governo Nicolás Maduro, porém, nega que o petróleo seja do país vizinho.

Conforme a diretora do Instituto de Geociências da universidade, Olívia Oliveira, a análise de amostras recolhidas no litoral da Bahia e de Sergipe, apresentou a presença de carbono e de biomarcadores e que têm semelhança com um dos tipos de petróleo produzido na Venezuela.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.