Feira de produtos sustentáveis

0
68

Na cadência da nova forma de produção e de consumo, a Feira FACES, uma iniciativa local promovida pelo Movimento FACES, convida Brasília a um caminho por entre produtos de alimentação saudável e consumo consciente, cosmetologia natural, arte, slow fashion, livros, moda afro, artesanato indígena entre outros, tanto para aquisição quanto degustação. A Feira FACES acontece até 13 de outubro, concomitantemente nas áreas externas dos Shoppings ID, no Plano Piloto, e DF Plaza, em Águas Claras.

A seleção dos expositores partiu de um processo de curadoria priorizando aqueles com propostas inspiradoras e de produção consciente. Dentre os critérios estão, o uso de matéria prima local, natural e extraída de maneira responsável; a não contratação de mão de obra infantil; o uso reduzido de plástico e embalagens; e que dão oportunidade a moradores de áreas de vulnerabilidade social, negros, comunidade LGBTQI+, mulheres e pessoas em situação de rua.

 Algumas expositoras FACES:

Rafaela Moraes moradora do assentamento 1º de julho, em São Sebastião, Rafaela e a mãe produzem licores, geleias e biscoitos artesanais e orgânicos. Priorizam os frutos do cerrado e seguem boas práticas do extrativismo sustentável orgânico. Reaproveitam garrafas de vidro que são descartadas por restaurantes e promovem a conscientização ecológica oferecendo descontos aos clientes que retornam as garrafas e os potes de geleia.

Cleide Morais é mãe da Nina, produtora, e faz um trabalho com serigrafia de forma independente. Sua produção é 100% autoral, desde a concepção da ideia até a estamparia, um processo totalmente manual. Acredita que espaços como a FACES e, mais especificamente, o estande Faces AFRO, são fundamentais para valorizar a comunidade negra e os produtores negros do DF.

Nicole Queiroz é mulher trans e está participando como expositora na Feira FACES, vendendo roupas produzidas com fio de garrafa PET. Entende que espaços como a FACES contribuem com a inclusão social, dando visibilidade à causa LGBTQI+ e criando um espaço de representatividade.

Ithamara Vieira está expondo turbantes, tiaras e adereços para cabelos cacheados. Acredita que espaços como a Feira FACES são importantes para fortalecer o empoderamento e a valorização da cultura negra.
FACES valoriza a inclusão social e atua no combate à discriminação racial. Vem com a gente somar neste movimento.

Ana Lúcia trabalha com peças produzidas a partir do reuso criativo do que, comumente, chamamos de “lixo”. FACES valoriza a inclusão social, a sustentabilidade e a diversidade. Vem com a gente somar neste movimento.

Edinar Valeriano produz peças em papel machê, uma arte que domina e ama de paixão. Faz bijuterias e outros produtos dentro de uma proposta sustentável, como as bonecas africanas, que são construídas a partir de uma base de garrafa reciclada.

Feira FACES

Período: até 13 de outubro

Locais:

Shopping ID – Setor Comercial Norte – Quadra 06, Conjunto A, Edifício Venâncio 3.000

Horários: das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 10h às 18h, no sábado e domingo

Shopping DF Plaza – Rua Copaíba, Lote 01 – Águas Claras

Horários: das 14h às 22h, de segunda a sexta; sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 14h às 20h

Feria FACES é parte integrante do Movimento FACES, cujos pilares são economia criativa, inclusão sócio-produtiva, produção e consumo consciente, valorização e fortalecimento da cultura e economia local, engajamento e educação para a sustentabilidade. O Movimento FACES foi idealizado pela Atitude Brasil, instituição que há mais de 20 anos atua em projetos nas áreas de educação, comunicação e sustentabilidade a exemplo da campanha Limpa Brasil, em parceira com a JM Tecnologia em Eventos, empresa especializada em serviços e soluções em tecnologia para eventos.