Espetáculo “Augusto Jantar”, da CenAto Companhia de Teatro

Em outubro, espetáculo “Augusto Jantar”, da CenAto Companhia de Teatro, faz temporada no Teatro Perdiz da Asa Norte

 

Como um arauto da década perdida, o texto “Augusto Jantar” de Alcione Araújo (1945-2012) estreou em 1980. Tudo se passa em um jantar. Como em “O discreto charme da burguesia” de Buñel, o grande desafio é manter o requinte e o estilo diante das situações que dificultam a elegante ceia. Mas, diferentemente da obra do cineasta espanhol, não há convidados. Só um casal, que em face da ausência de sua cozinheira, esforça-se para manter a fineza fazendo um do outro a plateia da sua artificialíssima natural elegância.

 A reencenação de Alex Bernardo vem a calhar em tempos em que esposas de indecorosos decorosos ministros mostram seu decoro antifeminista postando fotos de sua arrumação de mesa no Instagram… Em tempos que o governo patriota nacional bate continência para bandeiras estadunidenses… Em tempos em que se acusam indígenas e ambientalistas de queimar nossas florestas… Em tempos em que políticos cristãos comemoram assassinatos públicos… Nada além do teatro do absurdo nos serve de espelho.

 Em “Augusto Jantar” evidenciam-se as contradições. A fineza não esconde o autoritarismo. A elegância não esconde a barbárie. O requinte não esconde o pastiche. A família rica, querendo ser moderna, expõe cada vez mais seu colonialismo. Aliás, se a história imperial inglesa tem algo a nos ensinar, é que modernidade e colonialismo são faces da mesma moeda. 

 No absurdo desta peça e de nosso Brasil, resta a mais importante pergunta — com os ossos de quem é feito este augusto jantar?

AUGUSTO JANTAR
Teatro Oficina Perdiz
SHCGN 710 – Asa Norte

Datas: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de outubro de 2019
Sábados e domingos
Sempre às 20 horas
Ingressos: R$ 40,00 e 20,00

Produção: CenAto Companhia de Teatro
Dramaturgia: Alcione Araújo
Elenco: Fabiana Tenório e Fernando Bressan
Sonoplastia: Luiz Alberto Pires
Iluminação: Daniel Ataydes
Assistente: Rosanna Carvalho
Fotografia: Lucas Medias
Direção e Cenário: Alex Bernardo
Base de release: Felipe Areda

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.