CCBB EDUCATIVO- OUTUBRO

Dia das Crianças especial no CCBB Brasília com atividade para primeira infância e tradição mamulengueira para toda a família 

 

Não bastasse ser o mês das crianças, este outubro de 2019 é ainda mais especial para as unidades do CCBB de todo o Brasil, pois festeja os 30 anos de sua criação. Por isso, neste fim de semana, além das atrações do CCBB Educativo voltado para bebês, a programação incluirá uma atividade extra para crianças e toda a família.

Para 12 e 13 de outubro, o Lugar de Criação- Desde Pequeno, bolou a “Caixa de Experiências”, elaborado para a primeira infância (18 a 36 meses de vida). Como nesta fase os bebês são dotados de uma capacidade de aprendizado muito ampla, o contato com a Arte potencializa suas interações com o mundo. Então, nessa atividade, os bebês serão auxiliados a experimentar, num circuito de caixas de papelão, diversas sensações e percepções: o cheiro da alfazema, a textura de tecidos, o vazio, as folhas, as pedras e outros elementos fascinantes que são familiares e fáceis de encontrarmos nas nossas casas, e também na natureza, nosso grande lar.

Já em 12 de outubro, a atividade Especial Dia das Crianças e aniversário do CCBB DF traz “O Carneiro Voador”, que apresentará ao público os personagens encantadores e fantásticos da bicentenária tradição mamulengueira. Lá estarão os heróis e heroínas da diversão e do riso provocados pelo bonequeiro e pelos habitantes de sua mala: João Redondo, Sivirino, Margarida e outros mais. O Mamulengo Carneiro Voador é criação de Carlos Câmara, que desenvolveu o personagem a partir dos ensinamentos que recebeu dos brincantes que já carregavam a tradição do mamulengo no Centro-Oeste e de suas referências familiares e literárias sobre o nordeste e o seu rico imaginário popular.

As atrações dialogam com os arredores do CCBB, e neste fim de semana também incluem visitas mediadas à exposição “VAIVÉM”, em cartaz no CCBB DF até 10/11 e ao Museu do Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

           Todas as atividades são gratuitas.

 

Confira a programação:

 

Lugar de criação

De 10h às 12h e das 15h às 17h

12 e 13/10 – Desde Pequeno: Caixas de experiências

 Atividade Extra – Especial Dia das Crianças e aniversário do CCBB DF

12/10, às 14h

Convidado: Mamulengo Carneiro Voador

 Visitas mediadas

Ter, de 12h às 13h | 17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.

 

 SOBRE AS ATIVIDADES

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos:

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.

VISITAS MEDIADAS

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou exposições em cartaz.

 

Informações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

 

Assessoria de imprensa CCBB Educativo:

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

Assessoria de imprensa CCBB: Antonio Leonardo –leogomes@bb.com.br – (61) 3108-7614

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes Sociais: facebook.com/ccbb.brasiliatwitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasilia

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.