Policlínica da 514 Sul recebe mulheres para preventivos ao câncer de mama

A coleta de material e os exames seguem a estratégia da campanha Outubro Rosa

Logo na entrada da Policlínica da 514 Sul é possível perceber um ambiente alegre e receptivo. Enfeitada com balões, borboletas e árvore com laços cor-de-rosa, a unidade abriu as portas para a coleta de papanicolau, encaminhamento para ecografia transvaginal e mamografia. As atividades integram a campanha de luta contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, lançada oficialmente na quinta-feira (3) no Palácio do Buriti.

Excepcionalmente, no mês de outubro o atendimento será de porta aberta, feito por cinco ginecologistas obstetras na Policlínica da 514 Sul. Neste tipo de assistência, não há a necessidade de agendamento, a paciente interessada procura pelo serviço e recebe acolhimento.

O serviço é realizado por enfermeiros e técnicos de Enfermagem na Sala da Mulher, denominada Espaço Rosa. Em seguida, são conduzidas para os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. “Antes de emitirmos o laudo desses testes, as mulheres já passam pela consulta com ginecologista”, explica a enfermeira Haydee Penha, responsável pela orientação sobre o autoexame.

“No consultório, nossa prioridade é a citologia e, de acordo com o que observamos no exame físico e pelo histórico relatado, são oferecidos à paciente os encaminhamentos para os exames de imagens”, afirma o ginecologista obstetra, Luiz César Junqueira.

Toda mulher deve fazer exame preventivo pelo menos uma vez ao anoSandra Formiga, ginecologista e obstetra

A ginecologista e obstetra Sandra Formiga também compõe o time de profissionais da unidade e, na sua opinião, as mulheres precisam dar a devida importância à prevenção do câncer de colo uterino e de mama.

“Tenho falado para as pacientes que, nesta época do ano, a conscientização é reforçada. Porém, o cuidado com a saúde deve ser feito de forma integral e constante”, alerta.

Testes rápidos
Ana Helena de Carvalho, 62 anos, soube da campanha Outubro Rosa e decidiu procurar a Policlínica da 514 Sul. Na unidade, a aposentada pode fazer os testes rápidos e a coleta de exame preventivo, além de receber encaminhamento para mamografia e ecografia transvaginal.

“Fui super bem atendida, foi maravilhoso. Saio daqui feliz e satisfeita”, elogiou a moradora da Asa Sul. Ana Helena deixou sua mensagem de incentivo: “Mulheres, venham e procurem por esse atendimento. Cuidem da sua saúde”, convidou.

Durante o Outubro Rosa, mês de prevenção e enfrentamento do câncer de mama, a mulher pode ser acolhida em qualquer unidade básica de saúde (UBS) ou policlínica, independentemente de onde resida. Cada paciente que passar por consulta terá o retorno agendado e os encaminhamentos garantidos.

“Encontrar essa disponibilidade de profissionais atendendo de porta aberta é uma facilidade para as mulheres que precisam fazer os exames”, afirma a gerente da Policlínica da 514 Sul, Ana Teresa Bezerra.

As diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer de mama preconizam a oferta de mamografia para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

A Policlínica da 514 Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 18h.

Com informações da Secretaria de Saúde

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.