Filhos são principais agressores de idosos no Distrito Federal

Mapa da Violência Contra Idoso será lançado nesta sexta-feira (4/10). Na maioria dos casos, vítimas são mulheres

 

Filhos são mais da metade dos agressores de idosos no Distrito Federal, sendo 57,49%. O número é do Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa do DF, que será lançado nesta sexta-feira (4/10), pela Central Judicial do Idoso (CJI). Segundo o levantamento, a maioria das vítimas tem entre 60 e 69 anos (35,07%). Ceilândia é a cidade com mais casos de denúncias (16,69%). O mapa mostra ainda que a violência psicológica é a mais comum (30,84%) e que as mulheres são as principais vítimas (62,21%).
A 4ª edição do mapa é baseada na análise e compilação de dados entre 2008 e 2018, a partir de informações do Disque Direitos Humanos (Disque 100), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, além de dados do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da própria Central Judicial do Idoso.
A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) também colaborou com as informações, assim como a Polícia Militar, através do Programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), que acompanha casos de idosos agredidos em 2017 e 2018. Quem quiser participar, pode se inscrever no Fórum de Brasília às 13h30.

Aprendendo a envelhecer

Em agosto de 2019, o Correio publicou a série “O desafio de viver mais e melhor”, abordando as alegrias e dificuldades da terceira idade. De 2012 a 2017, o número de pessoas com mais de 60 anos no país subiu 18%, alcançando 30,2 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A previsão é de que, em 2060, um quarto dos brasileiros tenha mais de 65 anos. No mesmo ano, o Distrito Federal terá a menor taxa de fecundidade do país, e a proporção de idosos para jovens será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação, com cerca de dois para um.

Serviço

Lançamento do Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa
Quando: 4/10
Onde: Auditório Sepúlveda Pertence – térreo do Bloco A do Fórum de Brasília
Horário: 13h30
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.