Bancada do DF propôs nove projetos relacionados à violência contra a mulher

Parlamentares do Distrito Federal propuseram nove projetos de lei sobre o tema em 2019, segundo pesquisa realizada pelo Correio Braziliense no site das Casas. São seis em tramitação na Câmara dos Deputados e três no Senado

 

 

Na próxima quinta-feira, 10 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. E, no Congresso Nacional, algumas propostas da bancada de Brasília têm o tema como objeto principal. Em uma pesquisa no site da Câmara dos Deputados com as palavras-chave “mulher” e “violência”, com o filtro do ano de 2019, é possível listar seis proposições de parlamentares de Brasília, entre projetos de lei e projetos de decreto legislativo. No Senado, há três PLs em tramitação.

Duas iniciativas são da deputada Paula Belmonte, do Cidadania. Uma delas, de nº 4.769, de 2019, visa alterar a Lei de Alienação Parental a fim de vedar a aplicação da norma em casos de violência doméstica ou sexual. Para a parlamentar, não é possível aplicar o conceito de alienação parental — criar desavenças e sentimentos negativos na criança em relação a determinado genitor — quando a mãe é vítima de violência doméstica.

Outros dois PLs que tramitam na Câmara são de Erika Kokay (PT). A petista é, ainda, relatora do Projeto de Lei nº 510/19, do deputado Luiz Lima (PSL-RJ), que facilita o processo de separação das vítimas de violência doméstica. O texto foi aprovado nesta quinta-feira (3) no plenário da Câmara e, agora, segue para o Senado. “A defesa das mulheres é uma pauta prioritária minha, porque eu acho que a violência não é um efeito colateral, é estritamente estruturante. Ela tira da mulher a condição de sujeito, de dona do próprio corpo. Essa é uma batalha que vencemos hoje, mas temos de trabalhar para que não haja retrocessos”, pontuou Erika.

A deputada Bia Kicis (PSL) declarou seu voto favorável às questões de combate à violência contra a mulher, mas não tem nenhuma ação nesse sentido até o momento, assim como a deputada Celina Leão (PP). Sobre o tema, a progressista disse que planeja o lançamento de um aplicativo de celular, em fase de testes, para mulheres ajudarem outras vítimas de violência doméstica. “Uma mulher oferece emprego para outra que foi vítima de violência, outra oferece uma creche e, assim, vai. Essa ideia surgiu de uma reunião de empresárias aqui do DF”, afirmou.

No Senado

A senadora Leila do Vôlei (PSB) é autora do PL nº 549/19, que busca assegurar maior proteção às mulheres contra atos de violência em ambientes de prática desportiva. “Vivemos em uma sociedade patriarcal. Tivemos avanços, mas a gente sabe que ainda é assim que funciona, sobretudo em ambientes esportivos, predominantemente masculinos” explicou.

Ainda sobre o tema da violência contra a mulher, Leila foi relatora da Lei nº 13.827/2019, aprovada em maio, que altera a Lei Maria da Penha. A mudança permite que autoridades locais — juízes, delegados e agentes policiais — concedam, nas primeiras 24 horas após a denúncia de violência doméstica, medidas protetivas de urgência. Também exige registro da medida protetiva em banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e José Reguffe (Podemos/DF), que completam a bancada do DF na Casa, não propuseram leis com o tema de violência contra a mulher.

Para Izalci, a solução para o problema está na educação. “Já foram aprovadas aqui algumas medidas com nosso apoio que oferecem maior restrição aos agressores, mas acredito que resolver essa situação passa pela educação. Se você não conscientizar sobre isso na escola, sobre respeito, valores… isso não vai terminar”, avaliou.

Já Reguffe destacou que votou a favor de proposições como a criação de vagas em escolas e creches próximo à casa de mulheres vítimas de violência doméstica; a criação de multa para agressores; e o recolhimento da posse de arma de agentes públicos envolvidos em casos da Lei Maria da Penha.

Saiba onde procurar ajuda

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Telefone: 180

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
Entrequadra 204/205 Sul
Telefone: 3207-6172
Disque 100

Ministério da Mulher
Telefone: 100

Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds)
Locais: Brazlândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho e Plano Piloto

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: 3910-1349 e 3910-1350

Em tramitação

Projetos da bancada do DF que tratam da violência contra a mulher

Câmara dos Deputados

Erika Kokay (PT)
PL nº 2.496/2019 
Altera as Leis nº 10.446, de 2002, e nº 12.965, de 2014, para incluir no rol das infrações de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme os crimes praticados ou planejados por meio da internet que promovem o compartilhamento de preconceitos de raça, cor, sexo, idade.

PL nº 4.769/2019
Susta os efeitos do Decreto nº 10.003, de 2019, que altera o Decreto nº 9.579, de 2018, criando direitos e deveres do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Flávia Arruda (PR)
PL nº 4.329/2019
Altera a Lei nº 10.826/2003 para determinar o recolhimento de arma de fogo dos agentes públicos e de cidadão detentor de posse ou porte de arma em casos de prática de violência contra a mulher.

Julio Cesar Ribeiro (PRB)
PL nº 3.139/2019
Dispõe sobre o recolhimento de armas de fogo funcionais e de propriedade particular de agentes públicos implicados em atos de violência contra mulher.

Paula Belmonte (Cidadania)
PL nº 4.560/2019
Prevê multa administrativa para agressores enquadrados na Lei Maria da Penha. A Justiça passaria a cobrar do agressor um valor referente aos custos dos serviços públicos prestados para o atendimento às vítimas. Os recursos seriam destinados ao custeio de políticas públicas.

PL nº 4.769/2019
Altera a Lei nº 12.318, de 2010 (Lei de Alienação Parental), vedando a aplicação em casos de violência doméstica ou sexual.

Senado 
Leila Barros (PSB)
PL nº 1.369/2019
Torna crime o ato de stalkear por meio físico ou on-line.

PL nº 549/2019
Visa ampliar a proteção às mulheres contra atos de violência em ambientes de prática esportiva.

PL nº 4.230/2019

Sugere o aumento na pena de crime de feminicídio praticados contra mães.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.