Festival de Cinema de Brasília ganha identidade visual

Ilustrador Mauro Martins mesclou a produção de cinema, a visão do espectador e Brasília na criação. Esses três pilares representam a magia da sétima arte

O ilustrador Mauro Martins, autor da identidade visual do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, vivenciou intensamente as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida. Da primeira infância, quando chegou com a família, vinda de Minas Gerais, passou pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, a eventos de cinema, de artes plásticas e de diversas outras manifestações criativas.

“Eu vou ao Cine Brasília desde criança. O próprio Festival faz parte da minha história”, conta Mauro. Durante o período como estudante de Desenho Industrial na Universidade de Brasília (UnB), ele prestava bastante atenção nas identidades visuais empregadas nos filmes projetados na tela e nos cartazes do evento distribuídos pelo cinema. “Eu pensava: ‘seria legal algum dia fazer a identidade visual desse Festival’. Foi uma honra, quando me chamaram”, comemora Mauro.

Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto.

Na criação, Mauro trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para esses temas. “A receita foi misturar os elementos de forma harmoniosa. Penso que o resultado ficou muito alegre, cheio de positividade. A identidade visual traz um pouco da magia do cinema, com traços fluidos, cinéticos e livres”, ressalta o ilustrador.

Sobre o artista
Formado em Desenho Industrial pela UnB, Mauro Martins atuou como diretor de arte em agências de propaganda por 13 anos e acumulou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Criou campanhas para grandes clientes, como Kraft, Best Buy e Infiniti. Atualmente, autônomo, ele prioriza o trabalho autoral. Para conhecer mais o trabalho do artista, acesse o site www.mauromartins.com ou o perfil @mauromartinscom no Instagram.

O Festival
O mais antigo e tradicional festival do cinema brasileiro chega em 2019 à 52ª edição.  Entre 22 de novembro e 1º de dezembro, o Festival de Brasília exibe longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB e mostras paralelas. Além das projeções na tela do Cine Brasília, ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual ocupam espaços na cidade e em regiões administrativas do DF.

Com informações da Secretaria de Cultura (Secec)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.