Maternidade inspira trabalho de mulheres no Museu da República

Clarice Gonçalves e outras dez profissionais da arte fazem Matriz, com 40 telas, instalações e objetos

 

 

Uma exposição que transfere para telas, instalações e outros objetos as inquietações da mulher-mãe-artista, angustiada pelo lugar de invisibilidade que a maternidade confere a elas numa sociedade que as sobrecarrega com demandas no puerpério e além.

Essa é uma síntese possível da exposição Matriz, com 30 obras inéditas da artista Clarice Gonçalves, produzidas nos últimos sete anos. A abertura será em 8 de outubro no Museu Nacional da República. A exposição tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

A mostra inclui ainda dez trabalhos de artistas mulheres, a maioria delas mães, selecionadas em chamamento público, que participaram de um ateliê de 120 horas – no qual foram incentivadas a se expressar sobre o sentimento de maternidade numa sociedade patriarcal e machista.

Clarice, feminista e militante, viu na iniciativa também um modo de responder ao descompasso que existe entre a formação em artes, na qual a maioria é de mulheres, e exposições e salões, que contemplam na maior parte trabalhos de homens.

A artista montou um ateliê dotado de brinquedoteca e arte-educadoras para que as mulheres, que receberam ajuda de custo, pudessem deixar as crianças a fim de produzir artisticamente e ao mesmo tempo poder falar, num espaço de acolhimento, da maternidade e do lugar da mulher.

“Vivemos numa sociedade sem abertura para criticar a maternidade idealizada, que não leva em conta o trabalho infinito da mãe sobrecarregada, num cenário marcado pela ausência dos companheiros e ambientes hostis às crianças”, dispara Clarice.

Ela é detentora de menção honrosa em 2008 pelo Prêmio Visões da Europa, ganhadora em 2007 do prêmio aquisição no 13º Salão dos Novos e selecionada para o Iº Prêmio Vera Brant em 2016.

Clarice, que atuou como curadora dentro do Coletivo Matriz, orientando as dez artistas-mães, conta para sua mostra com a curadoria de Cinara Barbosa.


Serviço

Matriz

Artista Clarice Gonçalves

Coletivo Matriz: Adriane Oliveira, Aila Beatriz, Angélica Nunes, Bárbara Moreira, Camila Melo, Carolina de Souza, Débora Mazloum, Marta Mencarini, Raissa Miah, Tatiana Reis.

Abertura: 8/10

Encerramento: 07/11

Museu Nacional da República

Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Horário de visitação: terça a domingo, de 9h às 18h30.

Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410

E-mail: museunacional@cultura.df.gov.br


* Com informações da Secretaria de Cultura (Secec/DF)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.