Concurso de coleta de resíduos eletrônicos premia Escolas da Rede Pública de Ensino

Movimento FACES, de reflexões por um estilo de vida mais sustentável, promove concurso entre Escolas Públicas do DF e premia as que arrecadarem mais e-Resíduos (lixo eletrônico). E os pais e a comunidade local também podem contribuir

Em levantamentos recentes, a ONU identificou o Brasil como sendo o 7º maior produtor de e-Resíduos no mundo e o 1º na América Latina, com uma produção que chega a cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano. Já o Senado Federal, alerta que apenas 2% destes são destinados à reciclagem ou reutilização. Dados, também da ONU, apontam que só em 2016 foram gerados [no mundo] 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Motivado por estes dados alarmantes e em razão da proximidade do 13 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico, o Movimento FACES provocou alunos de sete escolas do DF e de diferentes idades, a engajarem em uma verdadeira gincana de coleta destes materiais.

Planejado em parceria com alunos do Curso Técnico de Eventos do Instituto Federal de Brasília – Campus Asa Norte e apoio da ONG Programando o Futuro, o concurso vai premiar três escolas com 1º, 2º e 3º Lugares. Os prêmios, destinados a uso comum dos estudantes, são: Dois computadores recondicionados e 20 ingressos para o Festival FACES; Um computador recondicionado e 15 ingressos para o Festival FACES; e 30 ingressos para o Festival FACES, respectivamente.

A coleta de e-Resíduos permeia todas as atividades do Movimento FACES, que tem como braços a Feira FACES, de economia criativa, inclusão sócio-produtiva e consumo consciente, e o Festival FACES, realizado no Dia Internacional do Lixo Eletrônico (13 de outubro, domingo). Para o Festival estão confirmados os shows de LeninePatubatê e Muntchako.

Tanto a Feira como o Festival terão pontos de coleta de e-Resíduos. Enquanto na Feira a coleta será espontânea, para o Festival quem levar qualquer item de lixo eletrônico, exceto lâmpadas, paga meia-entrada (R$ 10,00). O Festival vai acontecer no estacionamento externo do Shopping ID, das 15h às 22h.

Todo o e-Resíduo arrecadado nas três ações descritas, terá como destino a ONG Programando o Futuro. Com sede em Valparaíso de Goiás, e em atividade há 18 anos, a ONG desenvolve projetos de inclusão digital e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. Suas ações já beneficiaram milhares de brasileiros em todos os estados.

A escolas participantes do concurso são o CED Gisno (907 Norte); a Escola Parque da 303/304 Norte; o CEF da 306 Norte; a Escola Classe da 106 Norte; o Colégio Paulo Freire (610 Norte), e o CEAN (606 Norte). Moradores próximos às escolas participantes e pais também podem participar da disputa indo até as instituições para descartar seus resíduos eletrônicos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.