Outubro Rosa: é hora de prevenir o câncer de mama

Várias ações da Secretaria de Saúde do DF têm como meta incentivar a realização de exames. A expectativa é realizar 100 mil atendimentos

 

Representantes de todas as regiões de saúde do Distrito Federal se reuniram para preparar as atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e aos cuidados no combate ao câncer de mama.

Os 120 gerentes e responsáveis pela saúde em cada região saíram com a programação definida e com a orientação de manter, durante todo o mês, as unidades básicas de saúde (UBS) e as policlínicas de portas abertas para o acolhimento das pacientes e a solicitação dos exames de mama e o citopatológico (Papanicolau). Os detalhes serão apresentados pela pasta nos próximos dias.

As chefias das regionais foram unânimes em discorrer sobre a importância de se criar uma cultura de solicitação do citopatológico e da mamografia com o objetivo é ampliar a cobertura dessas investigações no âmbito do Distrito Federal.

“Estamos preparando, hoje, um novo momento. Vamos aproveitar melhor a mão de obra e virar a chave. Esse é o único câncer que avisa quando vai chegar”, explica a secretária-adjunta de Assistência, Lucilene Florêncio de Queiroz.

Todas as regiões de saúde do DF possuem mamógrafo (algumas até com mais de um aparelho) com capacidade para acolher todo o público-alvo da campanha. A expectativa é de realizar 100 mil atendimentos.

Foto: Arquivo/Saúde-DF

Dentro do plano de ações para o Outubro Rosa, haverá uma atividade voluntária no HRT, que envolve reconstrução mamária e realização de tatuagem de aréolas em mulheres mastectomizadas, além da distribuição de prótese mamária externa para as pacientes.

“Precisamos do empenho de todos os nossos colaboradores para promover a melhor assistência à população. Queremos oferecer a prevenção e evitar que as mulheres do DF adoeçam”, reforça o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais), Ricardo Tavares Mendes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), historicamente, o Distrito Federal é a quarta unidade da Federação em novos casos de câncer de mama, apresentando aproximadamente mil novos casos por ano, sendo que cerca de 60% das pacientes dependem do SUS para o tratamento.

60%das pacientes com câncer de mama dependem do SUS para o tratamento

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos, a cada ano.

Os especialistas esclarecem que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. As estatísticas mostram que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.

Com informações da Secretaria de Saúde-DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.