Novo parasita é identificado no Nordeste: 141 contaminados e 2 mortes

Apesar dos sintomas parecidos com os da leishmaniose, o protozoário assemelha-se à família Crithidia, que não infectava humanos

 

Após infectar 141 pessoas e matar duas no Nordeste, um novo protozoário foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Sergipe e Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. O micro-organismo causa sintomas parecidos com os da leishmaniose visceral (febre e aumento do fígado e do baço), mas as feridas avermelhadas aparecem no corpo inteiro, diferente das lesões causadas pelo Leishmania, que são localizadas.

Depois de passar por um sequenciamento genético e ser observado em microscópio, os pesquisadores descobriram que o protozoário é mais próximo do Crithidia fasciculata, um micro-organismo da mesma família do Leishmania e do Tryopanosoma cruzi (Doença de Chagas) que não infecta mamíferos. Por ser levemente diferente e ter sido encontrado em humanos, acredita-se que o parasita é completamente novo.

Ainda não se sabe qual é o vetor do protozoário, mas o gênero Crithidia costuma viver no mosquito da malária e no Culex, o pernilongo comum. Os próximos passos da pesquisa envolverão maneiras de eliminá-lo, uma vez que o micro-organismo se mostrou resistente aos medicamentos usados para tratar leishmaniose. As duas mortes aconteceram no Nordeste, sendo que a primeira delas foi registrada em 2011.

(Com informações da Folha de S. Paulo)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.