CCBB EDUCATIVO- OUTUBRO

JU CATA HISTORIAS

Programação celebra os 30 anos do CCBB e inclui atividade especial para o Dia das Crianças

 

Em outubro, o CCBB comemora 30 anos, e o CCBB Educativo montou uma programação de forma a festejar a data. Entre os destaques do mês, a atividade extra Dia das Crianças/Aniversário CCBB, com Mamulengo Carneiro Voador; o curso Transversalidades 30 Anos CCBB, com Marília Panitz; Com a Palavra… Exposição “VAIVÉM”, com Frank Adeodato e o Múltiplo Ancestral: Não tem cheiro de inimigo – Contos Indígenas, com a Cia Ju Cata-Histórias.

O CCBB Educativo investe em ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

O programa é composto por inúmeras atividades e em outubro o público poderá participar do Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias); Transversalidades (curso voltados principalmente, a professores e educadores); Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral); Com a Palavra (Visitas às exposições para o público espontâneo, realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos explorando) e Visitas Mediadas, Visitas Mediadas em Libras e Visitas Educativas.

As atrações dialogam com os arredores do CCBB, como a exposição “VAIVÉM’, em cartaz no CCBB DF até 10/11 e o Museu do Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.

 

Confira a programação:

 

Lugar de criação

5 e 6 | 12 e 13 | 19 e 20 | 26 e 27

De 10h às 12h e das 15h às 17h

 

5 e 6/10 – Como nasce uma obra de arte? Tecendo histórias

Pensando no trançar e bordar das redes e também no compartilhamento de histórias que acontece durante esse processo, a atividade propõe uma trocação e contação de histórias, na qual, durante o bordar e trançar da arpillera coletiva, memórias, afetos e histórias serão compartilhadas.

  12 e 13/10 – Desde Pequeno: Caixas de experiências

Na primeira infância (18 a 36 meses de vida), os bebês estão em uma fase da vida na qual a capacidade de aprendizado é muito ampla, e o contato com a Arte potencializa suas interações com o mundo. Nessa atividade, os bebês serão auxiliados a experimentar, num circuito de caixas de papelão, diversas sensações e percepções: o cheiro da alfazema, a textura de tecidos, o vazio, as folhas, as pedras e outros elementos fascinantes que são familiares e fáceis de encontrarmos nas nossas casas, e também na natureza, nosso grande lar.

  19 e 20/10 – Trocação de Histórias: Linhografia

Por mais que a oralidade seja o principal meio de transmissão da herança histórico-cultural de alguns povos indígenas, alguns grupos materializam sua ancestralidade por meio de padrões estéticos que lhes dizem por intermédio do grafismo perpetuado em seus artefatos materiais e também orgânicos, como em suas peles. Em parceria com a exposição “VAIVÉM” o Programa Educativo convida o público a refletir sobre sua linhagem familiar, criando símbolos advindos de um resgate genealógico que se materializa a partir de letras iniciais das diferentes gerações que nos trouxeram à vida.

  26 e 27/10 – Eu Faço Meu Brinquedo: Rede de balangandãs

Pensando no desejo de produzir abrigos imaginários e em suas representações afetivas oriundas do contato com a exposição Vaivém, o Programa CCBB Educativo convida a todos a produzir pequenas Redes de Balangandãs. Como sugestão, uma cartografia de nós que se aninha atando nossas intenções e sopram preces aos nossos ouvidos toda vez que o vento os atravessa. Quais intenções você colocaria em sua rede de afetos? Quais penduricalhos correspondem aos nossos propósitos mais íntimos? Vamos construir essas redes juntos e assim embalar nossos intentos a partir desses entrelaçamentos.

 Atividade Extra – Especial Dia das Crianças e aniversário do CCBB

12/10, às 14h

Convidado: Mamulengo Carneiro Voador

 Sinopse: O Carneiro Voador pousará no CCBB no Dia das Crianças para apresentar ao público os personagens encantadores e fantásticos da bicentenária tradição mamulengueira. Lá estarão os heróis e heroínas da diversão e do riso provocados pelo bonequeiro e pelos habitantes de sua mala: João Redondo, Sivirino, Margarida e outros mais.

 Sobre o Mamulengo Carneiro Voador: Nascido na Paraíba e criado no Distrito Federal, Carlos Câmara é o responsável pela brincadeira Mamulengo Carneiro Voador. A brincadeira surgiu a partir dos ensinamentos que recebeu dos brincantes que já carregavam a tradição do mamulengo no Centro-Oeste e de suas referências familiares e literárias sobre o nordeste e o seu rico imaginário popular. O Carneiro Voador é um personagem criado para levar o público do real ao fictício dentro do teatro de bonecos popular nordestino.

TRANSVERSALIDADES- Especial 30 anos de CCBB (LIBRAS)

24/10, das 19h às 21h

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Convidada: Marília Panitz

 Sinopse: No aniversário de 30 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, o Programa CCBB Educativo convida Marília Panitz, que compôs o primeiro Programa Educativo da instituição quando foi inaugurada na cidade. O encontro tem como ponto de partida a experiência de criação da primeira ação educativa no CCBB Brasília e suas linhas de trabalho, com estudantes, professores e público em geral. O objetivo é analisar coletivamente o estabelecimento de um circuito de pensamento e ações com as curadorias das mostras e a proposição de tarefas críticas integradas à educação do olhar, como forma de explorar as diversas instâncias de intervenção em um espaço de cultura – em especial a galeria de arte – encaradas como atos políticos de integração dos diversos públicos às várias camadas de leitura e apropriação das exposições visitadas.

 Sobre Marília Panitz: Marília Panitz Silveira é mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, foi professora na Universidade de Brasília até 2012. Dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte de Brasília. De 1994 a 2013, atuou como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições; entre 2000 e 2013, coordenou a programa Educativo do CCBB, tendo realizado, neste período, algumas curadorias no espaço. Atua como crítica de arte e curadora independente.

 COM A PALAVRA… Especial 30 Anos CCBB

26/10, das 17h às 18h

Convidado: Frank Adeodato

*Capacidade para até 30 pessoas

 

Sinopse: No aniversário de 30 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, o Programa CCBB Educativo convida um colaborador da instituição como forma de homenagear todos os trabalhadores do campo da cultura que tornam possível a experiência e acesso à programação cultural presente nos quatro Centros Culturais Banco do Brasil. Ele guiará o público espontâneo pela exposição “VAIVÉM: Redes de dormir e Artes Visuais no Brasil” a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Sobre o convidado: Frank Adeodato é nascido em Viçosa do Ceará e mudou-se para Brasília aos 21 anos com o sonho de crescer na vida e trabalhar com o que gosta: Arte. Teve contato com a arte ainda pequeno quando participava de corais e teatro na sua pequena cidade. Já em Brasília começou a cursar faculdade de letras com intuito de trabalhar com o público, foi quando descobriu o CCBB que unia esses campos na interação da arte com o público. Frank é colaborador do CCBB DF e trabalha com a recepção dos públicos nos espaços.

 MÚLTIPLO ANCESTRAL- Não tem cheiro de inimigo – contos indígenas

27/10, às 17h

Convidado: Cia. Ju Cata-Histórias

Sinopse: ​

O conto que dá origem ao nome desse trabalho é Curumim e a amiga onça. Nessa história, o curumim, muito curioso para entender o porquê da inimizade da tribo com a onça, procura o seu avô, que é um xamã. De sua rede, ele fala com o neto de forma metafórica, mas o entendimento acaba chegando para esse curumim sensível e corajoso. Na esteira do imaginário dos povos originários, contamos também do mito do surgimento da mandioca, alimento tão importante para uma imensidão de tribos. Com origem na mitologia Azteca, trazemos a história de como o deus Quetzacóa, unindo-se à formiga vermelha, trouxe para humanidade o cultivo do milho e outros grãos. A performance se encerra com um convite ao público para dançar e cantar uma canção do povo Fulniô e, por fim, dançar o divertido cacuriá, do Pará e Maranhão, com Juliana Mado e Vinícius Bolivar

Sobre a Cia. Ju Cata-Histórias: Como o cata-vento que transforma vento em movimento, a Cia. ju cata-histórias dá vida a contos, poemas e ritmos! Trata-se de uma companhia de teatro, narração de histórias e música. Fundada pela atriz e produtora Juliana Mado, a Cia. se apresenta desde 2008, com apresentações no SESC São Paulo, Centros Culturais, Bibliotecas e eventos diversos. A partir de 2017 a fundadora se muda para Goiânia, onde realizou o Encontro e Conto – Festival de narratividades/2018. Mantendo antigas parcerias em São Paulo e realizando novas em Goiás, o trabalho se recicla e cresce. Entre seus espetáculos estão: “Histórias Possíveis de Clarice”, “Fantástico Cotidiano”, “Prosa Miúda”, “Do Continente Irmão que Formou a Nossa Gente”, “Assombra, Arrepia, mas Também Faz Rir”. Investigar a relação entre oralidade, teatro, música e tradição popular compõe a pesquisa da Cia.

 Visitas educativas agendadas

Ter, Qua, Qui, Sex     

Duração: 1h30

Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30

Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

 Visitas mediadas

Ter, de 12h às 13h | 17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.

Visitas mediadas em libras

Ter, às 18h, sex às 19h e sáb às 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visita realizada em Libras com tradução em português ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.

SOBRE AS ATIVIDADES

LUGAR DE CRIAÇÃO

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos:

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

TRANSVERSALIDADES

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

PROCESSOS COMPARTILHADOS

Curso aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio a partir das exposições. Através desta plataforma, desejamos potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

SEMANA DO EDUCADOR

Com o objetivo de receber, logo no início da exposição, os professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, o Programa Educativo realiza a Semana do Educador

COM A PALAVRA…

Visitas para o público espontâneo, realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos.

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

VISITAS MEDIADAS

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou exposições em cartaz.

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

 

Informações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

Assessoria de imprensa CCBB Educativo:

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Antonio Leonardoleogomes@bb.com.br – (61) 3108-7614

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasiliatwitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasilia

 

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.