Sankofa é o convidado especial da festa Mvuka

DJ e pesquisador nascido em Gana agita a pista com setlist que faz uma viagem musical pela África

 

Embaixador da música africana contemporânea,  Justine Lloyd Ankai MacAidoo, mais conhecido como Dj Sankofa, é natural de Cape Coast, Ghana. Dj, músico, pesquisador, chef e produtor cultural, desde 2001 reside em Salvador, Bahia, onde desenvolve diversos projetos de intercâmbio artístico e cultural entre o Brasil e diversos países da África.

Desde 2007 integra a equipe do Rádio África, programa semanal dedicado à musicalidade africana, que vai ao ar semanalmente na Rádio Educadora FM da Bahia. Realizado em parceria com o pesquisador Lúcio Magano e o músico Roberto Barreto, fundador do BaianaSystem, recentemente o projeto ganhou as ondas na internet e se transformou em uma webrádio só com música dos mais diversos países africanos.  (https://radioafrica.minharadio.fm/).

Ao lado do dj e produtor Dudoo Caribe, integra o Coletivo Sistema Kalakuta, realizando uma profunda pesquisa da música africana e seus mais diversos gêneros musicais como Juju MusicHighlifeAfrobeatSoukousAfrofunk Voodoo Funk, que se amplificam em um verdadeiro sound system que já percorreu diversas festas pelo país.

Durante a realização do Festival Fetu Afeyê, que acontece anualmente em Acra, capital de Gana, Sankofa conduz grupos de pesquisadores, estudantes, músicos e pessoas em geral para um encontro profundo com o povo e a cultura do seu país.

“Depois de conhecer a cultura brasileira e sua gente, eu percebi que o brasileiro não tem muito conhecimento sobre a África. Meu sonho é poder mostrar que a África não é um país. É um grande continente composto de 54 países, onde cada um tem a sua própria cultura, seus próprios idiomas e línguas, comidas, estilos musicais e seu jeito próprio de se vestir”, diz Sankofa.

Festa Mvuka

De volta à Brasília, Sankofa promete trazer para a pista da Mvuka um setlist repleto de novidades com os novos ritmos que agitam as pistas do mundo na atualidade, sem deixar de tocar os mestres da música africana, entre eles, Fela Kuti, Manu Dibango, Miriam Makeba e Hugh Masekela.

Na mesma noite, vai dividir a pista com mais três grandes artistas da cidade: Dj Ops, multi-artista, produtor e compositor, Dj Nagô precursor na discotecagem de afroebeats na cidade e criador da Urukombi e, pra finalizar, Dj Pat Egito, pesquisadora musical e produtora que sempre está presente nas principais festas e eventos da capital.

Mvuka, que é uma montanha sagrada da África do Sul, por aqui se transformou em uma das principais festas da cidade, mandando o melhor do Soul, Funky, Afrobeat, Latinidades e Brasilidades, que acontece na Birosca, um dos espaços mais criativos e efervescentes da região central da capital.

 

SERVIÇO: FESTA MVUKA | 27/09 | BIROSCA BAR (Conic) | INGRESSOS: sympla.com.br – 1º lote (até 26/09) R$ 20,00 / 2º lote (até 28/09) R$ 30,00     

Contato: Mario Sartorello – 61 98296-9900 | mariosartorello@gmail.com  

Sankofa pode ser representado como um pássaro mítico que voa para frente, tendo a cabeça voltada para trás, pegando um ovo que está caindo, simbolizando assim o resgate da memória para continuar fazendo história no presente!

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.