Hran promove mais um encontro de gestantes

Sempre na última quinta-feira de cada mês, atividade prepara as futuras mães para o parto e os primeiros cuidados com o bebê

Aberto à comunidade, o tradicional encontro de gestantes do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está marcado para esta quinta-feira (26), às 14h, no auditório da unidade hospitalar. A iniciativa, que acontece toda última quinta-feira de cada mês, tem como meta preparar as futuras mães para o parto, em atendimento a uma das diretrizes do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Enfermeiras e residentes de enfermagem do centro obstétrico (CO), da maternidade e do banco de leite do Hran, bem como psicólogos e assistentes sociais, são responsáveis pelo encontro de gestantes. Mulheres e acompanhantes podem tirar dúvidas com profissionais sobre todas as fases da gravidez, parto, puerpério (até 45 dias após o nascimento da criança) e cuidados com o bebê. Para cada encontro, é recomendável levar a caderneta da gestante.

O passo a passo

“Nosso objetivo é passar para essas mulheres a segurança da chegada ao hospital”, resume a preceptora da residência em enfermagem obstétrica do hospital, enfermeira Gerusa Amaral de Medeiros. “Explicamos o fluxo de atendimento, a classificação de risco, os exames e as consultas, além da internação.”

Outros temas abordados são a importância da presença do pai durante o parto, a amamentação, o contato pele a pele da mãe com o bebê e os direitos das mulheres. Ao final de cada encontro, as gestantes farão uma visita ao centro obstétrico do Hran e receberão um certificado de participação, que também será emitido aos pais.

A ação permite que as gestantes administrem melhor a ansiedade, o medo, o estresse do parto e dos cuidados iniciais com o bebê. Os acompanhantes também se sentem mais seguros para auxiliar as mulheres durante todo o processo de parturição. “Queremos criar laços de confiança e de cuidado”, ressalta Gerusa. “Que elas saiam felizes do hospital e tenham boas lembranças”.

 

Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.