GDF envia à Câmara proposta de mudanças na eleição de gestores escolares

Projeto enviado à CLDF prevê que, no pleito de 2019, diretores e vices possam concorrer a terceiro mandato consecutivo

 

Governo do Distrito Federal protocolou, nesta segunda-feira (23/9), na Câmara Legislativa, um projeto de lei que muda as regras para as eleições de gestores escolares deste ano, que ocorrem em novembro. A proposta do GDF foi construída em diálogo com o Sindicato dos Professores e prevê que atuais gestores possam concorrer até a um terceiro mandato consecutivo, o que atualmente é vedado. O texto altera também a duração do mandato, que passa de três para dois anos. Para valer, a proposta precisa do aval dos distritais.
As mudanças propostas pelo governo, porém, não são permanentes. O projeto de lei acrescenta artigo à lei 4.751 — que dispõe sobre o sistema de ensino e a gestão democrática da rede pública. O novo trecho destaca que as regras valem apenas para o pleito de 2019.
As alterações, segundo o GDF, são necessárias porque havia o risco, sem a possibilidade de um terceiro mandato, que a maioria das escolas não tivesse candidatos para os cargos. Números da Secretaria de Educação destacam que na última eleição, em 2016, quase 90% dos 1.334 eleitos assumiram um segundo mandato. À época, em cerca de 80% das 667 escolas, houve chapa única.

Caso não houvesse concorrentes nos colégios, a Secretaria de Educação teria de nomear diretores e vice-diretores e realizar nova eleição em 180 dias. Os nomeados permaneceriam no cargo se o novo pleito também não contasse com candidaturas. Isso, na visão do Secretário de Educação, João Pedro Ferraz, contrariaria o sentido da lei de gestão democrática.

A redução da duração do mandato de três para dois anos, explica o secretário, tem a intenção de evitar que as novas votações ocorram no mesmo do ano das eleições gerais para presidente da República, governador, deputados e senadores.

Além das alterações pontuais no pleito de 2019, o GDF pretende encaminhar, posteriormente, um outro projeto de lei revisando as eleições. “Uma lei de 2015 prevê que essa revisão fosse feita 360 dias após a aprovação do texto, e isso nunca ocorreu. Então, esse prazo de dois anos é o tempo para que o debate sobre isso seja feito. Queremos mandar o PL para a Câmara ainda neste ano e ter esse tempo de discussão na Casa”, explica Ferraz.

Sindicato

Nesta segunda-feira (23/9), representantes do Sindicato dos Professores se encontraram com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para debater o tema. Havia o receio de que o GDF optasse por não propor as mudanças, o que, para o sindicato, inviabilizaria o processo de gestão democrática. O chefe do Palácio do Buriti tranquilizou a entidade e apresentou o texto do projeto de lei.

“Foi importante essa confirmação de que está garantido que o processo democrático de escolha será realizado neste ano de forma democrática”, ressalta a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa. “Com isso, teremos tempo suficiente também para discutir essas outras possíveis alterações ou  mesmo a manutenção das propostas de agora”, acrescenta.

Os representantes do sindicato aproveitaram para cobrar do governador que as negociações com a categoria sejam retomadas. Segundo Rosilene, Ibaneis se comprometeu a voltar a negociar alguns pontos, como o plano de saúde e os pagamentos atrasados de pecúnia, em breve. “Ele disse que está aguardando alguns prazos para nos chamar para conversar sobre os acertos finais”, adianta.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.