Templo da Boa Vontade — uma energia extraordinária que ultrapassa fronteiras

O que há de especial no Templo da Boa Vontade (TBV)? Por que o local atrai gente de tantas partes do Brasil e do mundo? Situado no coração do Brasil, o Templo da Paz, como também é conhecido, é um ícone místico e espaço dedicado à Espiritualidade Ecumênica. Suas portas permanecem abertas dia e noite para atender peregrinos e visitantes em busca de um local para orar ou meditar livremente, conforme a crença de cada um. Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam o monumento.

Conectando com boas energias

No TBV, o sentimento de paz é todo o tempo lembrado pelas pessoas que frequentam o local. É comum os peregrinos surpreenderem-se a cada ambiente visitado. Em 2013, por exemplo, a guitarrista Bibi McGill, da equipe da cantora norte-americana Beyoncé, aproveitando a agenda de shows da artista no Brasil, esteve na Pirâmide da Paz: “É exatamente o que precisava para trazer paz para minha vida, para trazer purificação e um pouco de cura e tranquilidade. Ao caminhar na parte escura [da espiral, na Nave do TBV], fiquei pensando no meu crescimento, do que quero me libertar, em que quero mudar. Ao chegar no centro, conectei-me com a energia do Céu, com a energia da Terra, e trouxe isso para o meu coração. Depois, caminhei na parte clara, saindo da espiral mais leve e muito conectada” declarou a guitarrista, que postou várias fotos da visita em sua conta nas redes sociais.

Outros integrantes da equipe de Beyoncé acompanharam Bibi na visita ao monumento. O cinegrafista Douglas Porter, a trompetista Crystal Ravél Torres e o fotógrafo Robin Harper percorreram os ambientes e registraram imagens. Todos se mostraram fascinados com a referência à Espiritualidade Ecumênica em um local onde pessoas de todas as classes sociais, etnias, religiões e filosofias de vida são recebidas de braços abertos. Na opinião de Crystal Torres, que, por conta da profissão, já viajou por muitos países, é possível sentir no Templo da Boa Vontade uma energia extraordinária. Segundo ela, a experiência deixou uma forte impressão. “O Templo [da Boa Vontade] é muito mágico, muito espiritual. É um lugar lindo para visitar, alcançar o equilíbrio e reorientar-se espiritualmente. Gostei muito do encontro de ideologias e de culturas religiosas, porque, no final das contas, Deus é Amor. A maior lição que eu aprendi é que não importa onde você está, Deus é Amor, pois Deus se expressa das mais diferentes formas. É muito bonito ver tudo isso presente em um único lugar.” A visita ao TBV foi tão marcante, que Crystal resolveu buscar inspiração na ambiência do lugar para montar um espaço semelhante na casa dela.

“O Mistério de Deus Revelado”

A Pirâmide das Almas Benditas também recebeu a visita do músico, cantor e compositor Robert Plant, que foi vocalista da banda britânica Led Zeppelin. Considerado um dos grandes astros do rock, Plant foi ao Templo da Boa Vontade para meditar antes de uma apresentação na capital federal. Ele estava acompanhado por produtores e integrantes de seu atual grupo, The Sensational Space Shifters. Na ocasião, afirmou que muito ouviu falar da Pirâmide da Paz, por isso fez questão de conhecer o monumento na primeira visita dele à capital do Brasil. No TBV, o cantor percorreu todos os ambientes e, diante da Mandala, repetiu o ritual dos peregrinos, estendendo as mãos à frente da obra, para refletir e orar. Utilizando a câmera do celular, o roqueiro fotografou a inscrição situada no Salão Nobre que traz este pensamento do fundador do TBV, José de Paiva Netto: “Se há noite escura, também existe manhã radiante”.

Depois de caminhar pela espiral e observar o Cristal Sagrado, o cantor destacou a qualidade da música ambiente da Nave do TBV, que favorece a meditação. Naquele instante, os peregrinos ouviam as composições do Oratório O Mistério de Deus Revelado, de autoria do compositor Paiva Netto. Sabendo disso, Plant perguntou, então, como conseguiria aquele CD. Em seguida, com o disco em mãos, simpaticamente brincou: Posso tocá-las no meu show?”.

Sonho que se tornou realidade

O fundador da Legião da Boa Vontade (LBV), Alziro Zarur (1914-1979), sonhou um dia erguer um templo do ecumenismo, aberto a todas as pessoas que buscassem paz e um encontro consigo mesmas e com a espiritualidade. Em vida, o saudoso jornalista, radialista e poeta carioca anunciou o elevado propósito de construir o Templo da Boa Vontade na capital do Brasil. Seu fiel sucessor, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, não economizou esforços para concretizar esse ideal. Em 1985, durante memorável congresso legionário dedicado às mulheres, em Belo Horizonte/MG, convocou o povo, que prontamente atendeu ao chamado. “Promessa que o nosso amigo (Zarur) fez é uma promessa nossa. Ele disse que a LBV daria ao Brasil um templo onde as pessoas realmente confraternizariam. Para construí-lo, nossa principal ferramenta será a Fé Realizante, e essa Fé os legionários, principalmente as mulheres, têm sobejamente…”, afirmou Paiva Netto.

Há 30 anos, o Templo da Boa Vontade cumpre o papel de acolher todos que, nos desafios da vida, precisam de um momento de reflexão. “Se há necessidade de um teto para as pessoas se protegerem das intempéries atmosféricas, urgente se faz um local que as abrigue das tormentas do sentimento, esquecidas as suas diferenças religiosas, ideológicas, políticas, econômicas, de modo a se refazerem espiritualmente, descansando das procelas íntimas. Todo mundo tem uma dor que não conta a ninguém, desde o mais poderoso ao mais simples dos homens, até mesmo os Irmãos ateus”, destaca o fundador do Templo do Ecumenismo Divino.

 

Participe das comemorações dos 30 anos do Templo da Boa Vontade!

Quadra 915 Sul — Brasília/DF — Confira a programação acessando: www.amigosdotbv.org.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.