Ser feliz no casamento pode diminuir o risco de demência em 40%

Segundo os cientistas suecos, casais saudáveis incentivam bons hábitos de vida que reduzem a inflamação do cérebro

 

Estar em um relacionamento infeliz pode ter consequências para o desenvolvimento de demência, dizem pesquisadores da Universidade de Estocolmo e do Instituto Karolinska, ambos na Suécia. Depois de estudar 4 mil idosos por 10 anos, os cientistas descobriram que o risco de desenvolver demência na velhice é 40% maior em voluntários que não se consideravam felizes e são solteiros.

A explicação dos responsáveis pela pesquisa é que o isolamento social pode levar as pessoas a serem tristes e irritadas, além de terem um estilo de vida menos saudável, fatores que aumentariam o risco de demência.

Pessoas casadas e felizes, em contrapartida, não só melhorariam o humor do parceiro, ajudando a lidar com o estresse, como encorajariam o parceiro a fazer exercícios, parar de beber e fumar e a se alimentar melhor — essas ações seriam responsáveis por diminuir inflamações, que têm relação direta com a doença.

“Descobrimos que o status de relacionamento e a situação de moradia têm potencial para aumentar os efeitos do mau humor no processo de desenvolvimento da demência. Por isso, a atenção dos profissionais de saúde deve estar voltada para indivíduos com problemas de humor e que estão vivendo sós”, escrevem os responsáveis pela pesquisa no estudo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.