Interação entre família e escola é importante para o debate sobre o uso consciente das novas tecnologias

Utilização das tecnologias de comunicação por crianças e adolescentes ainda traz desafios aos pais e será tema de discussão em escola do DF

 

Não adianta resistir. As ferramentas tecnológicas chegaram para ficar no ambiente escolar. Por muito tempo houve questionamentos sobre os benefícios da tecnologia em sala de aula, sobretudo sobre o uso de celulares e tablets pelos estudantes. No entanto, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as ferramentas tecnológicas se tornaram parte integrante do currículo de todas as disciplinas e as escolas têm agora o desafio de implementar de fato a cultura digital no processo de ensino e aprendizagem. 

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No Colégio Marista João Paulo II, essas ferramentas já fazem parte da rotina dos estudantes e são compartilhadas com a participação dos familiares. Com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo de ensino-aprendizagem, o colégio desenvolve atividades para fortalecer ainda mais a parceria com os familiares. 

Dentre as ações propostas, o colégio promoverá, na próxima quarta-feira (18), às 19h, no Salão de Atos do colégio, uma palestra com o tema  “Desafios e Reflexões: o uso das tecnologias de informação e comunicação nas infâncias e adolescências”. A discussão será ministrada pelo doutorando em Filosofia do Direito, mestre em computação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Gerenciamento de Segurança e Ciberdefesa (UFRGS), Frank Ned Santa Cruz de Oliveira. 

Case – Nos Anos Iniciais, por exemplo, a tecnologia é um importante aporte pedagógico para os estudantes. Leitura cartográfica com aplicativos e acesso em tempo real, acesso à plataforma zoom para aulas de robótica, eleição de lideranças das turmas, pesquisas de conteúdos, acesso a vídeos educativos, jogos de raciocínio lógico, são alguns exemplos de ferramentas que são utilizadas. 

Nos Anos Finais, o colégio desenvolve atividades com o objetivo de fomentar a criatividade, a inovação, a colaboração, a responsabilidade social e a aprendizagem por meio de uma intervenção social consciente.

 Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, são constantemente desafiados a criarem aplicativos que tenham o propósito de utilizar a tecnologia em prol de uma causa ou iniciativa, como os apps sobre doação de sangue, incentivo à leitura, adoção de animais e de hábitos saudáveis, além de jogos pedagógicos.  

 Sobre a nova Base

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina as diretrizes do que deve ser ensinado nas escolas em toda a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Para isso, os professores precisam aliar a tecnologia ao ensino, promovendo o desenvolvimento integral das competências e habilidades previstas na BNCC. Nesse sentido, a formação continuada da equipe pedagógica é de fundamental importância para o aprimoramento das práticas e métodos, tornando-os cada vez mais assertivos. 

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Conversa – Estratégias de Comunicação Integrada

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