Europa de Portas Abertas 2019

0
84

Em sua sexta edição, evento promove um mergulho nos sabores europeus, nas línguas e culturas do Velho Continente

Lá se vão seis anos desde que ocorreu a primeira edição do “Europa de Portas Abertas (EPA)”. Em 2019, o evento que em todos esses anos sempre teve um público cativo, segue cumprindo com seu objetivo: oferecer um passeio pelas diferentes culturas e línguas de países europeus. No dia 28 de setembro, a Aliança Francesa, o Goethe-Zentrum Brasília e o Instituto Cervantes estarão de portas abertas, das 12h às 18h, com uma intensa programação cultural, educacional e gastronômica para toda a família. O evento é organizado pela EUNIC Brasília – Associação dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia e das Embaixadas de Países da UE, com o apoio da Embaixada da Suécia e patrocínio da Delegação da União Europeia. A entrada é franca.

Sabores europeus – Na Praça da Gastronomia montada em frente ao Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes, o público poderá se deliciar com comidas típicas dos países participantes. Tero Cocina e Chiringuito de la Esquinita representarão a Espanha com chuleta acompanhada de papas bravas e a deliciosa paella do chef Miguel Alvarez Recio. Representando a comida francesa, o tradicional e renomado restaurante Le Jardin. Já o Tiqué Gyros vai oferecer seu maravilhoso sanduíche de carne grelhada.

A Alemanha terá o autêntico restaurante alemão Knut. No cardápio, o tradicional joelho de porco com chucrute e salsicha com salada de batata. E para acompanhar todas essas maravilhas gastronômicas, cervejas artesanais das cervejarias Bracitorium e Cruls, que nasceram no Distrito Federal e vão apresentar rótulos especiais: Madame Santa (Hefe Weissbier), Grazi Ale (Brown Ale), Bragueto (IPA), Berliner Weisse, Blonde Ale e Pale Ale.

Tudo isso ao som do DJ Léo Cabral, que abre a festa a partir das 12h. Às 13h, é a vez da cantora sueca Kajsa Beijer e, para animar ainda mais, muito soul e rock com Geórgia W Alô e banda, às 15h. A Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF sobe ao palco às 16h e o Coral Cantus Firmus encerra a programação do Europa de Portas Abertas, às 17h, cantando em alemão, espanhol, francês, inglês e português.

Programação infantil – Caça ao tesouro, contação de história e quizz sobre a França são as apostas da Aliança Francesa. No Goethe-Zentrum Brasília, pais e filhos vão se divertir com jogos de tabuleiros típicos na Alemanha e experimentar uma incrível viagem pelo país em um “jogo gigante” – Deutschlandreise, onde as pessoas são as peças do jogo. No Instituto Cervantes, os pequenos vão aprender a dançar flamenco.

Informações sobre intercâmbio – Há milhares de razões para passar uma temporada em algum país estrangeiro estudando a língua do destino escolhido ou até mesmo aperfeiçoando o conhecimento em outra área. E é natural que dúvidas surjam quando se pensa em investir nessa experiência. Pensando nisso, a Aliança Francesa promove, às 13h, apresentação de estudos universitários na França.

Na mesma linha, o Goethe-Zentrum Brasília organiza palestra e debate sobre o tema “Estudar na Alemanha”, das 14h30 às 16h, com Telma Triebel – Assessora de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da República Federal da Alemanha. Uma grande oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre os passos para estudar na Alemanha.

Em seguida, no mesmo local, ocorre encontro com a representante da Delegação da União Europeia no Brasil, sra. Maria Cristina Araujo von Holstein-Rathlou, que é o ponto focal do Erasmus+. Das 16h30 às 17h30 ela vai falar sobre o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o esporte, além de oportunidades de bolsas de estudo na Europa.

No Instituto Cervantes, das 12h30 às 13h30 acontece palestra sobre “Estudar na Espanha”, com o Escritório de Educação da embaixada espanhola. Os visitantes poderão também participar de aulas experimentais nas três instituições.

 Atrações especiais – É bom estar sempre preparado para dançar valsa numa festa de casamento ou em um aniversário de 15 anos. Por isso o Goethe-Zentrum Brasília vai oferecer uma oficina ministrada por Julia Repa, austríaca, professora de alemão e “valseira” e o professor de alemão Curtis Klaus. Serão três turmas: às 13h, 14h e 15h, com duração de 40 minutos cada. No Instituto Cervantes, das 15h às 15h30 acontece workshop de dança flamenca, com a equipe do Studio de Dança Capricho Espanhol.

Já no auditório da Aliança Francesa, às 15h30 será apresentado o espetáculo idealizado pelo clube de teatro da instituição. A programação inclui ainda aula de culinária francesa no restaurante Le Jardin – o chef Thiago vai ensinar a receita da “La tarte flambée / Flammekeuche” e contar sobre sua história, às 16h – sebinho com descontos camaradas em livros, venda de queijos tipo francês, das 12h às 17h, no jardim, oficina

para aprender a falar francês através dos sons, e visitas guiadas ao prédio projetado por Oscar Niemeyer.

Cinema – Das 13h às 16h30, o Goethe-Zentrum Brasília vai exibir o documentário “Os Rios Voadores da Amazônia. Sem floresta não tem água”, de Bettina Ehrhardt em colaboração com Thomas Hagenbrock e Michael Schucht. O filme aborda os chamados “rios voadores”, que são correntes de umidade que se originam na floresta amazônica e abastecem todo o Brasil com água, inclusive as regiões mais ao sul do país, chegando até o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.

No Instituto Cervantes, das 16h às 17h30, é a vez do filme “18 comidas”, de Jorge Coira. A ideia de mostrar as pessoas interagindo a partir das refeições é o ponto de partida desse filme espanhol, da região da Galícia, que mistura seis histórias e 24 personagens. Calcadas em boas interpretações, as imagens em movimento conseguem realizar algo muito raro hoje em dia: provocar emoção em diferentes frequências e conduzir o espectador a estados sutis de introspecção

Exposições – O Goethe-Zentrum Brasília traz às suas instalações o projeto Virtual Bauhaus, uma incrível experiência com a tecnologia da realidade virtual, onde o público pode visitar as dependências da escola de arte e designer alemã mais famosa do mundo: a Bauhaus.

Além disso, apresenta a exposição “O Poder das Emoções – Alemanha 19 / 19”, de Ute e Bettina Frevert. Partindo das manifestações atuais de 20 emoções, a mostra procura pôr em evidência as continuidades e rupturas no mundo das emoções que marcaram os passados 100 anos da nossa história, e cuja intensidade representa hoje um desafio para a política e a sociedade. No Instituto Cervantes haverá a exposição bibliográfica “Diversidade Linguística na Espanha”, que vai expor, em vitrines, livros adultos e infantis da biblioteca da instituição, em basco, catalão, espanhol e galego.

Descontos e sorteios – Quem tiver interesse em participar das atividades dos três centros integrantes do Europa de Portas Abertas, só precisa retirar o “Passaporte Europeu” e concorrer a sorteios de bolsas para cursos de idioma.  Para tentar a sorte, o interessado deverá participar de pelo menos uma ação proposta por cada centro. Ao final delas, ele terá três carimbos que tornarão seu passaporte válido para o sorteio.

O passaporte trará ainda cupons de desconto em cursos oferecidos pelas escolas integrantes do EPA. A Aliança Francesa, Cultura Inglesa e o Goethe-Zentrum Brasília vão oferecer 10% de abatimento sobre a taxa de um curso intensivo ou regular no 1º semestre de 2020. A promoção é válida para matrículas realizadas até 10 de dezembro de 2019.

 Atividades acadêmicas – Um dia antes, 27 de setembro, de 14h30 a 18h, para marcar a comemoração do Dia Europeu das Línguas, o Instituto Cervantes recebe as “Jornadas didáticas”, oficinas em que professores de línguas estrangeiras trocam experiências sobre as melhores práticas em sala de aula que podem ser aproveitadas também por professores de outros idiomas. As inscrições para as “Jornadas didáticas” podem ser feitas, até 24 de setembro, pelo link: http://bit.ly/jornadasdidaticas.

Paralelamente, acontecerá uma oficina de quadrinhos, que vai trabalhar o tema “60 anos de Brasília”, voltada para alunos adolescentes dos idiomas alemão, espanhol, inglês e francês. Cada participante irá desenvolver sua HQ com a temática, fazendo uso de um dos idiomas citados.

Dois quadrinistas conceituados de Brasília, Veronica Saiki e Nestablo Ramosirão, vão ministrar a oficina com a supervisão de professores de idiomas para verificarem a escrita correta. Serão duas turmas com cerca de 20 alunos por profissional. As obras produzidas serão expostas no dia seguinte, em uma tenda especial na Praça da Gastronomia. Inscrições: http://bit.ly/oficinadehq.

Parceria com o Sesc-DF

Nesta edição, o Europa de Portas Abertas firmou uma parceria com o Sesc-DF, que trará para o evento um credenciamento “itinerante” em que será possível atender a demanda dos novos usuários e divulgar todos os serviços prestados à sociedade do Distrito Federal.

Com o credenciamento, o cliente terá acesso a todos os serviços, como os de odontologia, oftalmologia, teatro, programação cultural e recreativa, escola, eventos esportivos, entre outros. A credencial do Sesc-DF, na categoria comerciário/dependente, tem validade nacional e é renovada a cada dois anos. As categorias conveniado/dependente, gerontologia e usuário têm validade apenas localmente e são renovadas anualmente.

 Quem pode ser credenciado?

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.  Quem não estiver com a documentação disponível para realizar o cadastramento no dia do evento, poderá fazer um pré-credenciamento pela internet e tirar todas suas dúvidas com a equipe presente no dia 28 de setembro, de 13h a 17h.

Saiba mais:

https://sescdf.com.br/saiba-como-fazer-o-pre-credenciamento-pela-internet-para-ingresso-nas-unidades-do-sesc/

Serviço:

Dia Europeu das Línguas – Jornadas Didáticas e Oficina de quadrinhos sobre os 60 anos de Brasília

Data: 27/09/2019

Horário: 14h às 18h

Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907)

Informações: cultx1bras@cervantes

 

Programação:

14h – 14h30 | Credenciamento e abertura

14h30 – 18h | “Experiências didáticas”

Duração: 30 min cada apresentação

14h30 – 18h | Oficina de quadrinhos

15h30 – 16h | Coffee Break

 Europa de Portas Abertas

Data: 28/09/2019

Horário: Das 12h às 18h

Locais: Estacionamento do Goethe-Zentrum Brasília (SEPS 707/907) e do Instituto Cervantes (SEPS 707/907)

Programação completa: https://goethebrasilia.org.br/cultura/europa-de-portas-abertas-2019/

ENTRADA FRANCA PARA TODOS OS PÚBLICOS