Cúpula do Museu da República vira tela de artes plásticas na Semana do Cerrado

Sequência de autoria do artista goiano Siron Franco retratou o ciclo do bioma nesta quarta (11). Projeção será repetida no sábado (14)

 

O fogo que toma conta das matas. A água que restabelece a vida. O ciclo do segundo maior bioma da América do Sul virou arte projetada na cúpula do Museu da República nesta quarta-feira (11). A obra, elaborada pelo artista goiano Siron Franco, faz parte da Semana do Cerrado, que tem ações de conscientização previstas até sábado (14) por todo o Distrito Federal. No dia do encerramento, o espetáculo voltará a ser exibido, das 18h30 à meia-noite.

Pintor, escultor, ilustrador e desenhista, Siron Franco usou os quatro elementos – fogo, terra, água e ar – para compor a obra Ciclo do Cerrado. A criação ousa ao se encaixar perfeitamente nas curvas do monumento criado por Oscar Niemeyer no centro da capital. Da lua, as imagens passam a um cerrado castigado pelo fogo que, em seguida, recupera-se com a chegada das chuvas.

A imponência das projeções em sequência no meio do Eixo Monumental chamou a atenção da população. Da rua, o pequeno Heitor, de 7 anos, pediu ao pai que parasse o carro. Não deu em outra. O servidor público José Rildo, 57, estacionou mais à frente e foi entender a obra.

Siron usou e abusou dos quatro elementos para compor a obra Ciclo do Cerrado | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

“O fogo é natural do cerrado, mas fica mais intenso e perigoso com a ação do ser humano. É importante esse tipo de conscientização. Conseguiram chamar a atenção”, interpretou o morador de Taguatinga.

A obra foi criada especialmente para integrar a Semana do Cerrado, evento coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com a parceria de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), além da Embaixada da Bélgica, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. O objetivo é promover a conscientização ambiental da população sobre a importância do bioma do Cerrado.

“O uso das imagens são um alerta para voltarmos nossos olhos para a natureza”, diz o artista, na condição de que tem mais de 3 mil obras criadas e apresentadas em salões e bienais de todo o mundo.

Sarney Filho e Siron apostam na disseminação de informações, também por meio da arte, em nome da preservação ambiental | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Realizada no âmbito do projeto CITINova (Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis), neste ano a série de eventos aborda o tema “Cidades Sustentáveis”.

“Essa semana faz com que a população urbana, que muitas vezes não tem contato [com a natureza], conheça aspectos importantes do Cerrado”, defende o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho.

Ele ressalta a importância para as águas do país, já que o bioma é berçário de três bacias hidrográficas. O titular da pasta ainda alerta para a necessidade de conscientização pela prevenção, um dos propósito centrais da Semana do Cerrado.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.