Cristo Redentor fica amarelo pela prevenção ao suicídio

Monumento vai ganhar iluminação especial em data que marca conscientização

 

Um dos monumentos mais populares do mundo vai ganhar uma cor especial nesta terça (10). O Cristo Redentor será iluminado de amarelo, das 18h às 19h, pelo horário de Brasília, como parte das ações pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data faz parte do Movimento Setembro Amarelo, criado há quatro anos.

A iniciativa, que é do Santuário Cristo Redentor, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pretende chamar a atenção da sociedade para o suicídio, um problema de saúde
pública silenciado pelo tabu, que, a cada dia, faz mais vítimas. Para o reitor do Santuário, Padre Omar, é preciso discutir o tema.

– O Cristo Redentor mais uma vez cumpre a missão de valorização da vida. O suicídio é uma questão cada vez mais séria, em um mundo que se fecha ao outro, devido ao individualismo exacerbado, e gera muitas patologias, como a depressão. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está a sua volta. Mas também é preciso recuperarmos uma característica da vida familiar, que deve ser aprendida desde os primeiros anos de vida: o convívio. Vamos valorizar o presencial – afirmou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se matam por dia no Brasil e, no mundo, há um suicídio a cada 40 segundos. A esperança está no fato de que 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos.

O Movimento Setembro Amarelo é um trabalho de parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção do suicídio desde 1962, a Associação
Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e outros órgãos internacionais que atuam pela conscientização do tema. Essas instituições divulgam informações sobre a doença com o objetivo de prevenir o problema.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.