Regiões de saúde iniciam programação do Setembro Amarelo

Palestras, workshops, desfiles e oficinas estão entre as atividades no mês

Começou, oficialmente, nas unidades de saúde do Distrito Federal, a programação dos eventos relacionados ao Setembro Amarelo, mês da valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Os eventos nas regiões de saúde do DF incluem palestras, workshops, desfiles e oficinas.

Nesta segunda-feira (9), pela manhã, tem início a cerimônia de abertura do Setembro Amarelo na Região de Saúde Centro-Sul, realizada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III do Riacho Fundo I, dentro do Instituto de Saúde Mental (ISM). A atividade contará com exposição de fotos, coral e bate-papo sobre o assunto.

Na terça-feira (10), o ISM receberá o Desfile da Primavera, quando os pacientes irão desfilar na unidade. A programação se estende ao longo da semana em outros locais da região, com oficinas de Práticas Integrativas de Saúde (PIS) no Hospital Regional do Guará (HRGu); sessão cinema e palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV), ambos no Caps do Riacho Fundo I.

Palestras e exposições continuarão por todo o mês na Região de Saúde Centro-Sul. Confira a programação completa.

Para adolescentes
Já na Região de Saúde Sul, uma ação será realizada nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa será voltada aos adolescentes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15, com idade entre 11 e 16 anos. Haverá apresentações teatrais, exposição de trabalhos artísticos e palestras com a equipe de saúde mental da Superintendência da Região de Saúde da Sul.

No dia 18 de setembro será realizado o I Workshop de Intervenção em Crise, voltado a todos os trabalhadores de saúde da região. Serão realizadas atividades para melhorar o clima organizacional, fortalecendo o relacionamento interpessoal e o cuidado da saúde daqueles que dedicam seu trabalho para cuidar de quem busca as unidades de saúde.

O evento tem o objetivo de fornecer ferramentas para que os servidores da Secretaria de Saúde consigam manejar e atender o paciente em surto ou com tentativa de suicídio de maneira digna, livre de julgamentos e oferecendo suporte e cuidado para que ele supere esse momento delicado.

As atividades do Setembro Amarelo, na Região Sul, tiveram início ainda na quinta-feira (5). Em parceria com a Secretaria da Mulher, o Ônibus da Mulher circulou em unidades básicas de saúde (UBS) do Gama e da Santa Maria para fazer atendimentos e oferecer orientações psicossociais.

Com estrutura de consultórios, o veículo andou por pontos estratégicos, acolhendo a população que precisa de atendimento psicológico, psiquiátrico e social.

Com informações da Secretaria de Saúde/DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.