Jovens socioeducandos de Planaltina recebem prêmio de melhor curta-metragem

Curta-metragem intitulado “Palavras em Liberdade” segue agora para competição no Rio de Janeiro

 

Alunos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação de Planaltina (UIP) foram os vencedores do II Festival de Filmes de Curta-Metragem das escolas públicas daquela região administrativa. O concurso tem o objetivo de incentivar o protagonismo de estudantes que, com a mediação dos professores, produzem filmes de até cinco minutos. A premiação foi realizada na última quarta-feira (28).

Com a vitória, o vídeo “Palavras em Liberdade” (veja o vídeo ao final desta reportagem) segue agora para a disputa no Festival Internacional Pequeno Cineasta, no Rio de Janeiro, em data ainda a ser divulgada. O curta-metragem conta a história de jovens que entraram na vida do crime e escrevem cartas com ensinamentos para seus filhos no futuro.

Um dos adolescentes que se empenharam na produção tem 17 anos e está há um ano e meio recluso. Ele conta que viu com surpresa a primeira colocação na competição.

“Quem sabe no futuro não será esta a minha profissão?”, reflete um dos socioeducandos | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Às vezes nem nós acreditamos no nosso potencial. Além de estarmos felizes com o ensinamento que tivemos em relação à produção de vídeo, nós aprendemos a confiar que somos capazes. Hoje eu pretendo ficar em dia com a Justiça. Quem sabe no futuro não será esta a minha profissão?”, reflete.

Academia

Ao todo, 12 filmes das escolas de Planaltina concorreram ao prêmio. Para a produção do material o professor de arte visual da UIP, Rodrigo Xavier Lara, conta que foram aplicadas aulas de construção de roteiro, escrita das cartas, oficina de filmagem, locação e edição.

“Eles têm o costume de escrever carta aos seus familiares. E eu peguei esse gancho para que eles pudessem fazer uma reflexão maior sobre essa necessidade da responsabilização que o sistema socioeducativo pede pelos atos. O vídeo foi simples, mas muito verdadeiro”, aponta o educador.

O evento é produzido pela Coordenação Regional de Ensino de Planaltina, que acompanha as escolas durante todo o ano e incentiva a produção de oficinas com câmeras, smartphones e um curso semestral. No caso dos alunos que cumprem medida socioeducativa, os equipamentos usados foram apenas máquinas fotográficas semiprofissionais e microfones. Nenhum tipo de equipamento com conexão telefônica e digital foi permitido, como determina a lei.

Assista abaixo ao vídeo vencedor do II Festival de Curta Metragem de Planaltina:

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.