Inep divulga gabaritos do Encceja 2019

Candidatos podem acessar as respostas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

 

 

Estão disponíveis para consulta os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. Os interessados podem acessar as respostas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.

Com o acesso aos gabaritos, o participante poderá ter uma ideia do seu desempenho nas provas objetivas. O resultado final, incluindo a nota da redação, está previsto para ser divulgado em dezembro. Nesta edição, o caderno de provas trouxe folha destacável para anotar as respostas. O Encceja 2019 foi aplicado no dia 25 de agosto, em 613 municípios brasileiros.

Exame

O Encceja é dirigido a pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada. Jovens e adultos que pleiteiem a certificação para o ensino fundamental precisam ter, no dia da prova, 15 anos completos. Para quem deseja a certificação do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. O exame é aplicado pelo Inep, que encaminha os resultados individuais às instituições certificadoras, responsáveis pela emissão dos certificados.

Certificado

As 27 secretarias estaduais de educação são responsáveis por emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Se o participante não atingir a pontuação mínima em alguma área de conhecimento, pode requerer a Declaração Parcial de Proficiência, sempre junto aos certificadores. Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também assinaram o Termo de Adesão ao Encceja para certificação apenas para o ensino médio.

Outras aplicações

O Encceja Exterior, para brasileiros que moram fora do Brasil, está confirmado para o dia 15 de setembro. Para residentes no exterior que estão privados de liberdade ou cumprem medidas socioeducativas, o Encceja Exterior Para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) será aplicado entre os dias 16 e 27 de setembro. No Brasil, o Encceja PPL ocorrerá em 8 e 9 de outubro.

Clique aqui e confira o gabarito. 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.