Campanha de vacina antirrábica espera imunizar mais de 270 mil cães e gatos

A raiva é uma doença letal transmitida por mamíferos. O último caso em humanos no DF foi em 1978

 

A segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do Governo do Distrito Federal está marcada para 14 de setembro, das 9h às 17h, na Asa Norte, Cruzeiro, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sudoeste, Octogonal, Varjão e Vicente Pires. 219 unidades farão o atendimento.
Na primeira etapa, no último sábado (31/8), mais de 24 mil animais foram imunizados. O objetivo da Vigilância Ambiental de Zoonoses é evitar casos de raiva e a expectativa é de que 80% dos cães e gatos do DF sejam atendidos, o que corresponde a cerca de 271,4 mil animais.
A doença é transmitida pela saliva infectada de mamíferos, causando, nos humanos, inchaços ou feridas no cérebro. Entre os sintomas, estão convulsões, agitação e ansiedade. De acordo com a Secretaria de saúde, 100% dos casos são letais. No DF, o último registro de raiva em humanos aconteceu em 1978. Em cães, houve ocorrência em 2000 e em gatos, em 2001.
Para a terceira e última etapa, em 21 de setembro, 262 postos estarão abertos em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural e Águas Claras.
*Com informações da Secretaria de Saúde
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.