Saiba como transformar o seu corpo em uma máquina de produzir colágeno

Closeup studio shot of a beautiful teenage girl with freckles skin posing against a grey background

Especialistas ensinam truques valiosos para estimular a produção da proteína, principal responsável por preservar a aparência jovial da pele

 

Livre de rugas, viçosa e elástica. Se você acredita ter uma pele com essas características na vida adulta exige o gasto de rios de dinheiro e se submeter a procedimentos invasivos, reveja os seus conceitos. Apostar na estimulação do colágeno, proteína do corpo humano responsável por manter o aspecto jovial da cútis, pode ser uma solução simples, indolor e acessível.

Com o apoio de especialistas da área da saúde, listamos dicas infalíveis para potencializar os níveis do “milagrinho natural” e, assim, garantir uma derme radiante em qualquer faixa etária. O ritual de beleza deve ser seguido com seriedade a partir dos 25 anos, idade em que a produção de colágeno é naturalmente reduzida pelo organismo.

Siga uma alimentação balanceada
“Uma boa alimentação está diretamente ligada à beleza. Quando consumimos insumos equilibrados e nutritivos, conseguimos adquirir vitaminas essenciais para a manutenção da saúde da pele”, sustenta a nutricionista Débora Copelli.

  • Frutas cítricas – são ricas em antioxidades e têm índices elevados de vitamina C, combo potente no combate ao envelhecimento precoce e na produção de colágeno;
  • Vegetais verdes-escuros – com bom nível de ácido fólico e vitamina E, eles contêm clorofila, pigmento que age contra os radicais livres e eleva os níveis da proteína na pele;
  • Carnes, frutos do mar e ovos – são fontes de vitaminas do complexo B, zinco e aminoácidos fundamentais para a formação do “elixir natural”.

Outra indicação é fugir das tentadoras guloseimas. Isso porque o açúcar contribui para a quebra das estruturas de colágeno. Na hora de ingerir carboidratos, também é aconselhável optar por aqueles do tipo complexo, como lentilha, aveia e batata doce. Estudos científicos comprovam que o consumo excessivo de carboidratos refinados pode ser prejudicial à pele.

Mantenha bons hábitos
Além de ser bom para a saúde do corpo em geral, não fumar e beber bastante água têm efeitos diretos na aparência da cútis. Portanto, se você quer ostentar uma derme impecável, trate de cultivar bons hábitos.

Uma rotina rigorosa de skincare, que inclui a famigerada aplicação de protetor solar, também demonstra-se necessária. A higienização da face duas vezes ao dia é essencial, segundo a dermatologista Laís Leonor, pois remove a oleosidade e estimula a renovação da derme. Outro etapa importante é a aplicação de tônico facial, que ajuda a normalizar o pH da pele e elimina resíduos não retirados pelo sabonete.

Ainda vale se jogar na esfoliação e nos peelings, processos que auxiliam na eliminação de células mortas e contribuem para a regeneração celular. A frequência com a qual as técnicas devem ser realizadas varia de acordo com o tipo de pele de cada indivíduo. Procure um especialista e descubra o intervalo mais adequado para você.

Aposte nos dermocosméticos
Dermocosméticos são ótimos aliados na estimulação do colágeno. Cremes e séruns à base de retinol, antioxidantes, ácido hialurônico, glicólico e polilático são os mais indicados para quem quer evitar o envelhecimento precoce ou atenuar rugas. Produtos com tais ativos podem ser encontrados facilmente em farmácias por um preço atrativo, mas devem ser recomendados por dermatologistas.

Sobre a controversa suplementação oral de colágeno, a médica ouvida pela reportagem diz: “Geralmente, o complemento é seguro, sem eventos adversos relatados. Vale salientar, no entanto, que apenas um especialista deve prescrever a suplementação adequada para cada paciente, analisando sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.