Exposição de Shodô (Caligrafia Japonesa)

A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade recebe, de 2 a 18 de setembro, a Exposição de Shodô (Caligrafia Japonesa) do mestre Ryuson Mukai. A mostra apresenta a arte milenar da escrita que surgiu na China há mais de 3 mil anos, aproximadamente em 1.300 a.C, durante a dinastia Yin e introduzido no Japão no final da dinastia Yuan avançando ao longo da história do Japão.

A arte da caligrafia japonesa é conhecida como “shodô”, que significa “o caminho da escrita”. Nessa arte os ideogramas japoneses devem ser desenhados em pinceladas únicas, que não são passíveis de retoques, e seguem uma ordem e direcionamento específicos. O “shodô” nunca é corrigido pois representa a condição de espírito que foi responsável pelo traço criado pelo artista naquele momento.

O mestre Mukai começou a estudar a caligrafia japonesa ainda durante a infância vindo a se dedicar a essa arte na faculdade. Tornou-se mestre pela Federação da Educação da Caligrafia Japonesa e, há mais de 40 anos, dedica-se à formação de jovens calígrafos. Atualmente reside na capital federal onde realiza exposições e demonstrações da técnica milenar.

Assim como um pintor o objetivo do mestre de Shodô é provocar sensações e sentimentos nas pessoas que vêem suas obras. Como todo artista o grande desafio do calígrafo oriental é não apenas dominar a técnica e as regras, mas ser capaz de ir além delas e desenvolver um estilo próprio.

A exposição de Shodô integra o calendário de eventos comemorativos dos 30 anos do Templo da Boa Vontade. A noite de Vernissage acontecerá no dia 03 de setembro, às 19h30. Visitação de 02 a 18 de setembro todos os dias das 8 às 20 horas na Galeria de Arte do TBV. Entrada gratuita!

 

SERVIÇO

Exposição de Shodô

Local: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade

Endereço: Quadra 915, lotes 75/76 – Asa Sul. Brasília/DF

Visitação: de 02 a 18 de setembro, todos os dias, das 8 às 20 horas

Entrada: Franca

Classificação: Livre

Informações: (61) 3114-1070 |@templodaboavontadetbv

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.