6 Dicas Matadoras para Estudar Fazendo Questões

Ora, ora, não é mais novidade para ninguém que estudar fazendo questões é uma excelente estratégia para quem quer ser APROVADO em um concurso público.

Agora, você já experimentou fazer uma atividade física sem saber qual exercício vai atender as suas necessidades e simplesmente sair por aí correndo, fazendo flexões e levantando peso?

É mais ou menos isso o que acontece com quem estuda fazendo questões mas não adotou nenhuma estratégia, ou seja, vai gastar tempo e energia e o resultado vai ser muito aquém do esperado.

Massssss, seus problemas acabaram. Com as dicas abaixo você vai aprender de uma vez por todas como usar a resolução de questões a seu favor e aprender a estudar fazendo questões. Dessa maneira, elas virarão um trunfo, um diferencial que te levarão para um outro patamar de aprendizado.

6 dicas de como estudar fazendo questões

Para você aprender a estudar para concursos públicos fazendo questões, vou organizar a ideia e 6 DICAS MATADORAS. Vamos lá?

Dica 1: Adote um plano evolutivo

Fábio, o que é isso? Então, estudar fazendo questões não significa que você abandonará todo tipo de conteúdo teórico. Contudo, comece os estudos dando mais tempo para a teoria e com o passar dos dias vá aumentando o tempo que faz questões. Assim, você chegará perto da prova fazendo muitas questões e usará o pouco tempo que restou para a teoria para revisar o conteúdo.

Dica 2: Tenha uma boa fonte de questões por perto

Uma coisa é fato: você precisará de muitas questões para treinar. Dessa forma, é importante que junte um bom arsenal de questões antes de começar a fazer a maratona. Não adianta ficar empolgado e suas questões acabarem no meio do caminho. Reúna questões de apostilas, sites, combos de questões etc.

Sempre fique atento à efetividade do material, se ele vai te ajudar mesmo e se o conteúdo está atualizado.

Dica 3: Procure fazer questões semelhantes com as da banca

Essa dica é muito importante e pode ajudar alguns “concurseiros” de primeira viajem. Existe basicamente dois tipos predominantes de provas: as de múltipla escolha e as de certo ou errado. Antes de sair por aí fazendo questões a qualquer preço, verifique qual é a banca responsável pelo seu concurso de interesse e escolha fazer questões de acordo com o perfil daquela banca.

Caso o edital não tenha sido publicado, veja se já há banca definida ou tente treinar misturando os estilos de questões para ganhar experiência.

Aqui cito as bancas mais tradicionais do país:

  • CEBRASPE (antiga CESPE);
  • ESAF;
  • FCC – Fundação Carlos Chagas;
  • FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Dica 4: Monitore seus erros e acertos

Existem várias formas de fazer isso. Uma que não vai te deixar na mão é a velha e boa folha de papel. Todos os dias escreva a quantidade de questões realizadas, as que você acertou e as que errou. Deixe essas informações em lugar visível, pois é de suma importância que passe a observar a evolução do trabalho. Em duas ou três semanas, é importante que o número de questões feitas tenha aumentado, sem dizer que o número de acertos deve evoluir também, enquanto o de erros deve cair.

Dica 5: Destaque com uma cor diferente as questões que errou

Estudar fazendo questões tem um grande ponto positivo: a facilidade de identificar os pontos que errou e que precisa melhorar.

Assim que terminar de fazer determinada quantidade de questões, confira as que errou e destaque-as de forma diferente. Isso vai ajudar a encontrá-las num futuro próximo quando for realizá-las novamente.

Dica 6: Aprenda com os erros

Quando digo para aprofundar com os erros, estou recomendando que você dê atenção especial aos conteúdos que você errou ao fazer questões. Errar o item significa que ali tem um ponto, um conceito, uma teoria que precisa de atenção e pode ser aprofundado. Use os erros a seu favor.

Assim, vá atrás da explicação daquele ponto que te fez errar. Procure videoaula, aquele resumo no caderno ou o conceito que está no livro. Isso te dará um grande ganho de tempo.

Ao ler as dicas acima e começar a executá-las em seu dia a dia, garanto que estudar fazendo questões vai ficar mais fácil e seu desempenho vai alcançar outro patamar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.