Sete alternativas fáceis para substituir o pão no café da manhã

Quem não quer ganhar peso deve alternar o pãozinho com manteiga com alimentos mais saudáveis na primeira refeição do dia

 

Pão quentinho de manhã é uma delícia, mas não é nada recomendável que ele vire a única opção para o café da manhã. Além de ser rico em carboidratos simples, que não promovem a saciedade, o alimento contribui para o ganho de peso. A farinha branca presente no pãozinho dificulta a digestão, provocando inchaço abdominal em algumas pessoas, especialmente nos celíacos. Intolerantes ao glúten também podem apresentar diarreia ou dor frequente na barriga.

1. Frutas
Assim como o pão, as frutas são alimentos fonte de carboidrato, mas, normalmente, são menos calóricas e têm mais nutrientes que favorecem o metabolismo e a saúde geral, como vitaminas, minerais e fibras.

O ideal é consumir apenas 1 porção de fruta por refeição, de preferência juntamente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e iogurtes. Uma boa combinação é fazer banana frita com ovo e queijo, usando azeite, manteiga ou óleo de coco na frigideira.

2. Pão de aveia de frigideira
O pão de aveia possui mais proteína do que o pão convencional e dá maior saciedade por também conter fibras.

Ingredientes:
– 1 ovo;
– 2 colheres de aveia em flocos finos;
– 1/2 colher de chá de manteiga;
– 1 pitada de sal;
– azeite ou manteiga para untar a frigideira.

Modo de preparo:
Em um recipiente fundo, bata o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Acrescente os outros ingredientes e bata novamente. Despeje a mistura na frigideira untada e deixar dourar dos dois lados. Pode ser recheado com queijo, frango, carne, peixe e legumes, sendo uma ótima opção tanto para o café da manhã quanto para o jantar.

3. Tapioca
A tapioca é rica em carboidratos e, por isso, deve ser consumida com moderação. O recomendado para quem busca emagrecer é consumir apenas 1 tapioca por dia, que deve ser feita com, no máximo, 3 colheres de sopa de goma.

Por ser um alimento versátil, a tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia. A melhor opção é recheá-la com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e frango.

4. Crepioca
A crepioca é uma mistura de pão e omelete que vem sendo muito utilizada para ajudar na perda de peso, além de ser bastante simples e rápida de fazer:

Ingredientes:
– 1 ovo;
– 2 colheres de sopa de goma de tapioca (ou 1 colher de goma + 1 colher de aveia);
– 1/2 col de sopa de requeijão;
– Recheio a gosto;
– 1 pitada de sal e temperos a gosto.

Modo de preparo:
Em um recipiente fundo, bata o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Adicione a goma, o requeijão e os temperos e misture bem, levando para dourar dos dois lados na frigideira untada.

O recheio também pode ser adicionado diretamente na massa antes de ir ao fogo, fazendo com que a crepioca saia como uma omelete, ou pode ser acrescentado apenas no final, como um recheio de pão.

5. Cuscuz
O cuscuz ou massa de milho é um prato típico do nordeste brasileiro, sendo muito fácil de fazer e versátil. Ele é naturalmente livre de glúten, dá saciedade e combina muito bem com todos os tipos de recheio, como carne, ovo, frango, carne seca e queijo.

Cerca de 6 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 2 fatias de pão de forma.

6. Iogurte natural com aveia
Trocar o pão por iogurte natural com aveia ajuda a trazer mais fibras para a refeição, aumenta a sensação de saciedade e ainda fornece proteínas e cálcio para o organismo.

Além disso, o iogurte natural é rico em bactérias benéficas para o intestino, sendo importante para repor a flora intestinal, enquanto a aveia é rica em inulina, um tipo de fibra que funciona como alimento para elas.

7. Omelete
Usar omeletes como opção no café da manhã ou no jantar é ótimo para reduzir o consumo de carboidratos. Além disso, os ovos recheados com carne, frango ou legumes formam uma combinação rica em proteínas que prolongam a sensação de saciedade após a refeição.

Para a massa do omelete, deve-se preferir adicionar aveia ou farinha de linhaça, assim ele fica mais rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e afastam a fome.

(Com informações do portal Tua Saúde.)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.