Começa hoje recadastramento de servidores da ativa do GDF

Aqueles que não atualizarem os dados, poderão ter o salário bloqueado ou até suspenso. Confira o cronograma

 

O recadastramento de servidores ativos do Distrito Federal começa nesta segunda-feira (26/08/2019). A medida vale tanto para efetivos quanto para comissionados da administração direta, autárquica e fundacional do Governo do Distrito Federal (GDF). Os primeiros a atualizarem os dados serão os trabalhadores das empresas públicas.

A atualização dos dados do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) não é feita desde 2011, quando foi realizado o último recenseamento.

O recadastramento atinge cerca de 130 mil servidores e será concluído no prazo de nove meses. Trabalhadores temporários, afastados, licenciados e que estão cedidos para outros entes federativos também precisam informar seus dados ao governo.

Aqueles que não atualizarem os dados, poderão ter o salário bloqueado ou até suspenso. O procedimento vai até abril de 2020, conforme o cronograma abaixo:

REPRODUÇÃO/DODFReprodução/DODF

Segundo informações da Seplag, o procedimento deve ser feito pelo Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados (Recad), ou outro sistema que vier a substitui-lo, no site www.sefp.df.gov.br/recadastramento. Os servidores que têm mais de um vínculo com o governo deverão se recadastrar em ambos os órgãos, exceto se o prazo definido pelo cronograma for o mesmo. Neste caso, a atualização é necessária apenas uma vez.

No final da atualização, o sistema emitirá uma mensagem de conclusão ou término com pendências. Neste último caso, será necessário que o servidor acrescente ou corrija informações indicadas.

O recadastramento

A obrigação, prevista no Decreto nº 39.276, que foi adiada três vezes em 2019, vale ainda para empregados públicos de empresas dependentes do Tesouro do Distrito Federal – como Metrô, Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Central de Abastecimento (Ceasa), Emater, Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB). Eles também terão que atualizar as informações pessoais, vínculos e dados funcionais.

O funcionário que, por motivo de doença, não puder realizar o procedimento no sistema deverá ir pessoalmente ao órgão logo que retornar às atividades. O órgão ou a entidade de lotação do servidor que não realizar o recadastramento no prazo estabelecido deve instaurar processo administrativo para apuração de responsabilidade.

Aposentados e pensionistas

Desde janeiro, aposentados e pensionistas do GDF também fazem, na data de aniversário, recadastramento de dados e a prova de vida junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Iprev-DF). Ao longo de 2019, 61.483 pessoas deverão atualizar as informações.

A ideia é reduzir a folha de pagamento em pelo menos R$ 60 milhões (dados de setembro de 2018), em razão da correção de irregularidades como duplicidade de pagamento a servidores, contracheques acima do teto salarial e depósitos feitos em contas de funcionários que já morreram.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.